A história do aço teve início a cerca de 4500 anos. Naquela época a humanidade começou a perceber que o ferro era mais resistente do que o bronze, passando a empregá-lo amplamente para a confecção de armas e ferramentas.

Até aquela época a utilização do ferro ainda era muito rudimentar e não se conhecia muito sobre as suas características.

Mas, em 1856 houve um grande avanço em direção ao ferro que conhecemos hoje. Isso devido ao Engenheiro Metalúrgico inglês, Henry Bessemer que descobriu uma forma eficiente de reduzir o teor de carbono presente no ferro.

A principal matéria-prima para a produção do aço é o Ferro Gusa líquido que vem do beneficiamento do minério de ferro nos altos fornos das grandes siderúrgicas.

 

O Processo de Bessemer e seus sucessores

O conversor Bessemer foi o primeiro que se tem notícias produzido para a fabricação em larga escala de aços; Em resumo o processo de Henry Bessemer consiste em remover as impurezas, principalmente o carbono, do ferro pelo processo de oxidação, com ar soprado através do ferro gusa líquido.

O processo de oxidação proporcionado pelo contato com o oxigênio, remove impurezas como Silício (Si), Manganês (Mn) e Carbono (C) que são depositados na forma de escória.

O processo é realizado em um conversor , que basicamente é um recipiente grande de aço, com formato ovóide e revestido com material refratário . Sua capacidade vai de 8 a 30 toneladas de ferro fundido. No topo do recipiente há uma abertura, geralmente inclinada para o lado onde o ferro líquido é introduzido e o produto final, removido.  No fundo do conversor há perfurações pelas quais o ar é forçado para dentro.

Esse forno não necessita de combustível, pois devido às reações químicas que ocorrem dentro do conversor, as temperaturas altas são mantidas.

Com o avanço proporcionado pela invenção do engenheiro, o aço teve uma redução significativa em seus custos de produção e como consequência em seu preço.

Processo com Conversor Thomas, é bastante semelhante ao processo Bessemer, porém o seu revestimento interno é feito de dolomita que resistirá ao ataque da escória , podendo assim, trabalhar com ferros gusas com alto teor de fósforo.

O Conversor LD (Linz Donawitz) utiliza o mesmo princípio de injeção do oxigênio, porém por sua vez é soprado oxigênio puro sob pressão na superfície do gusa líquido, isso mesmo, a injeção por esse processo será pela parte de cima. Na zona de impacto entre o metal líquido e o oxigênio, pode-se chegar em temperaturas de 2500 – 3500ºC.

 

A Importância do Aço e suas Aplicações

Como a história nos conta, o aço vem sendo trabalhado pelo homem a milhares de anos, devido ao conhecimento adquirido durante este tempo os processos de produção evoluíram e o aço hoje ocupa posição de destaque na economia mundial.

O aço está presente nos mais diversos setores da economia, vejamos os principais deles:

 

Engenharia e Construção Civil

O aço vem ganhando espaço na construção civil devido a vários aspectos, dentre eles temos a facilidade de se moldar o ferro de forma a atender as mais variadas necessidades construtivas e arquitetônicas.

Outro fator importante é o seu menor peso em relação às estruturas de concreto armado, garantindo assim economia e capacidade de vencer distâncias maiores entre vãos de uma estrutura.

 

Transportes

O aço também é muito utilizado pelo setor de transportes, onde temos por exemplo a construção de ferrovias, trens, embarcações, aviões e automóveis. Este setor é um dos grandes clientes da indústria siderúrgica na atualidade.

 

Ferramentas e Utensílios

O aço também é muito utilizado para a confecção de ferramentas e utensílios domésticos, muito utilizados em nosso cotidiano, como, por exemplo, facas, parafusos, chaves de fenda.

 

Indústrias de Máquinas

A indústria de máquinas e equipamentos é um grande consumidor de aços, tanto de aços planos, como as chapas de diferentes espessuras, para a fabricação das carcaças das máquinas quanto os aços fundidos e laminados que podem se transformar em diversos componentes dessas máquinas.

Como podemos perceber, o aço possui diversificadas aplicações e faz parte da nossa vida.

 

A Monferrato vem acompanhando o desenvolvimento do aço e trabalha constantemente para entregar aos seus clientes produtos com elevado grau de qualidade.

Garantimos a qualidade de nossos produtos através de rigorosos processos de ensaio que visam manter a tradição e a qualidade da marca Monferrato, garantindo assim a satisfação de nossos clientes.