A usinagem de peças de aço é o processo que visa transformar a matéria prima bruta em peças e ferramentas para os mais diversos setores da economia e principalmente o setor industrial.

O processo de usinagem consiste em moldar o aço com a utilização de máquinas como o torno, a fresadora, furadeiras, entre outras.

 

Principais Vantagens da Usinagem de Peças em Aço

Conheça as principais vantagens dos processos de fabricação de peças por usinagem:

 

Baixo Custo de Produção

As peças moldadas por meio dos processos de usinagem em série possuem baixo custo de produção.

 

Fabricação em Alta Precisão

As peças produzidas nos processos de usinagem possuem alta precisão. Geralmente as faces que precisam ser usinadas são aquelas com tolerâncias de variações de medidas menores, assim como a sua rugosidade.

Tanto que essas medidas são verificadas por equipamentos de medição de exatidão como o paquímetro, micrômetro, rugosímetro, dentre outros.

 

Melhor Índice de Qualidade

Peças produzidas através do processo de usinagem do aço possuem maior durabilidade se compararmos com as mesmas peças produzidas em outros materiais como por exemplo plástico e borracha.

Essa garantia de maior qualidade está relacionada a maior resistência característica do aço aos mais diversos fatores de agressividade que estas peças podem vir a ser submetidas durante o processo de utilização. Temos como exemplo a indústria automobilística que precisa de peças de alta qualidade e excelente nível de padronização.

 

Principais Processos de Usinagem

Torneamento

Este sem dúvidas é o processo de usinagem mais conhecido e também mais utilizado para usinagem de peças. O equipamento é utilizado para fabricação de peças com geometrias cilíndricas.

Neste processo uma peça de aço é acoplada ao eixo do torno e colocada em rotação, sendo desbastada por uma ferramenta de corte até que alcance o formato desejado pelo operador.

 

Fresamento

O fresamento é um processo de usinagem voltado para a confecção de engrenagens e coroas. Diferentemente do torneamento onde o metal é removido por uma ferramenta de corte que corre de forma retilínea, na fresa a ferramenta de corte trabalha de forma giratória.

 

Furação

Boa parte das peças produzidas através do processo de usinagem precisam passar pelo procedimento de furação. Como o próprio nome indica este processo tem por objetivo a realização de furos nas peças.

O processo é realizado através do giro de uma broca conectada a uma furadeira industrial.

 

Alinhamento

O alinhamento é um processo de usinagem destinado a tornar superfícies planas. Neste processo a peça trabalhada permanece fixada enquanto a ferramentas de corte se move sobre a mesma em movimento linear, retirando o material sobressalente.

 

Brochamento

No processo de brochamento o movimento de corte das peças é linear e tem por objetivo a remoção de material da superfície das peças.

O processo é muito utilizado para a modificação de furos vazados de peças. A ferramenta de corte utilizada no brochamento aumenta gradativamente ao longo do curso do processo.

 

Mandrilamento

O mandrilamento é um processo de usinagem utilizado para a confecção de peças em formato cilíndrico e de cone como por exemplo tubos de aço. Neste processo a peça e a ferramenta de corte giram de forma simultânea.

 

Neste artigo você conheceu algumas vantagens em optar por peças usinadas em aço e também as principais formas de usinagem.

A Monferrato oferece os mais qualificados serviços de usinagem do mercado. Confeccionamos peças sob encomenda sempre respeitando os mais diversos padrões e de qualidade. Faça contato conosco e solicite o seu orçamento.

(48) 3434-8750

Clique aqui e fale conosco

 

Já baixou nosso eBook ?