Em momentos de crise, como o que vivenciamos atualmente devido a pandemia do COVID-19, é preciso pensar em ajustes capazes de minimizar os impactos negativos da economia sobre as empresas.
Em um cenário adverso, algumas empresas acabam sendo extintas do mercado. Para que isso não aconteça, resolvemos criar este artigo para auxiliar você cliente e amigo a adotar medidas capazes de estruturar a sua empresa para atravessar momentos difíceis, resistindo às oscilações do mercado. Vamos as dicas!
Redução de custos não essenciais
Todos nós sabemos que para que uma empresa possa crescer de forma sustentável, é preciso manter sempre as receitas em condição de superioridade em relação às despesas, em outras palavras queremos dizer, que uma empresa não pode gastar mais do que ela arrecada com suas vendas ou serviços.
No entanto, quando as coisas andam bem, as empresas conseguem gerar receita suficiente para fazer frente a todas as despesas e compromissos assumidos, ficando ainda com uma margem de lucro. Mas, e quando as receitas diminuem drasticamente? O que podemos fazer para manter o equilíbrio das finanças?
Se as receitas da sua empresa diminuíram neste período de pandemia em que estamos vivendo, é preciso fazer uma análise profunda e criteriosa de todas as despesas da empresa, para encontrar possíveis pontos de redução de custos. Em geral, após uma análise criteriosa encontramos algumas despesas que podem ser eliminadas neste momento.
Esta é a nossa primeira dica, para que a sua empresa, consiga manter um mínimo de equilíbrio em momentos de grande dificuldade. Busque alternativas, para que as suas despesas não alcancem níveis muito maiores que as receitas atuais, a fim de não inviabilizar por completo o negócio.
A importância da reserva de emergências
A reserva de emergências, é um dos pontos determinantes em relação a sobrevivência de uma empresa ou não, nos momentos de instabilidade econômica.
A reserva de emergências, funciona como uma espécie de colchão, capaz de absorver impactos temporários no caixa da empresa, oriundos de uma redução de receitas, por exemplo. Atualmente, boa parte do mundo encontra-se em quarentena, devido ao avanço do COVID-19. Neste momento, é natural que as receitas de todas as empresas sofrem forte impacto. Entretanto, boa parte das despesas continuam existindo, como aluguel e folha de pagamento de funcionários.
É justamente neste momento que uma reserva de emergências estabelecida em períodos anteriores entra em ação, amortecendo o impacto econômico temporário, até que tudo se normalize e as receitas voltem a entrar no caixa da empresa.
Para montar uma reserva de emergências, é fundamental que a empresa destine parte dos seus lucros a este fundo. Vale dizer também, que é preciso pensar na recomposição do mesmo, quando tudo se normalizar, pois assim a empresa sempre terá condições de sobreviver em oscilações de mercado não previstas, sem ter a necessidade de contrair empréstimos, por exemplo.
Antecipe o período de férias
Aproveite o período de redução ou paralisação das atividades para conceder férias aos seus funcionários, assim quando tudo voltar ao normal, toda equipe estará disponível para que a empresa volte a operar com força total.
Neste período muitas empresa acabam optando pela rescisão de contratos de trabalho, o que nem sempre é uma boa solução. Ao optar pela demissão de funcionários a empresa acaba gerando altos custos.
Utilize o Home Office
O Home Office pode ser também uma boa opção para minimizar os impactos da empresa em um momento de isolamento social. Através da tecnologia é possível viabilizar que certas atividades sejam desenvolvidas pelos funcionários em suas próprias residências, sem a necessidade de deslocar-se até a empresa.
Aqui na Monferrato, por exemplo, disponibilizamos o Portal do Cliente, uma página da web, onde dentre outras funcionalidades, é possível emitir segunda via de boletos e notas fiscais, acompanhar pedido e negociar títulos.
Temos a certeza de que esse momento difícil em breve passará e tudo voltará a perfeita normalidade. No entanto, saiba que você cliente amigo pode sempre contar com a Monferrato!