A corrosão é uma das principais patologias que podem acometer o aço durante a sua vida útil. Popularmente conhecida como ferrugem, a corrosão tem origem em um processo químico que compromete a aparência do aço e de outros metais, ao mesmo tempo que reduz a sua seção.

O produto da corrosão é um elemento diferente do material original, o que faz com que o aço perca as suas principais propriedades e qualidades, dentre elas, a resistência mecânica, a elasticidade e a ductilidade.

É importante destacar, que o processo de corrosão causa grandes prejuízos econômicos para a sociedade, sendo uma das principais causas de danos a estruturas metálicas, veículos, pontes, navios, aeronaves, máquinas e outros bens produzidos a partir do metal.

Estima-se que uma parcela superior a 30 % do aço produzido anualmente em todo o mundo é utilizada para a reposição de peças e partes de equipamentos e instalações, deterioradas pela ação da corrosão. Assim sendo, é preciso pensar em alternativas para proteger o aço e também outros metais contra a corrosão.

Nesse conteúdo, a Monferrato apresenta as principais soluções do mercado para proteção do aço e outros metais contra a corrosão, contribuindo assim para a maior durabilidade e vida útil de máquinas, peças e outros itens construídos através do metal e suas variações. Não deixe de conferir!

Métodos para proteger o aço contra a corrosão

Na metalurgia existem basicamente três tipos de proteção contra a corrosão metálica, são elas:

Pintura: A pintura é a principal proteção escolhida atualmente. A pintura do metal promove uma espécie de proteção por barreira e pode ser uma excelente forma de proteção do aço contra a corrosão, desde que a pintura seja aplicada corretamente.

É importante destacar também, a preparação do metal para receber a pintura, a escolha adequada da tinta e do método de aplicação.

Galvanização por imersão a quente: A galvanização consiste na imersão de uma peça de aço em diversos banhos de limpeza e, posteriormente, em um banho de Zinco fundido, a 450°C.

Esse processo garante ao aço a proteção contra a corrosão através da formação de uma barreira protetora em zinco. Sua aplicação é indicada para componentes metálicos expostos a ambientes agressivos e também nos casos, onde é esperada uma grande durabilidade.

Proteção combinada: Por fim, pode-se combinar a proteção da galvanização com a proteção fornecida pela pintura do aço e outros metais.

Nesse método de proteção contra a corrosão é possível combinar a durabilidade do aço galvanizado é muito interessante por sua longa durabilidade, com o acabamento e a proteção das tintas, fato garante o melhor resultado possível em termos de proteção contra a corrosão.

A proteção combinada contra corrosão costuma ser empregada para fins estéticos de sinalização e proteção do metal em ambientes agressivos e que favoreçam naturalmente a corrosão.

É importante destacar que para se especificar corretamente o sistema de proteção anti corrosão de uma peça ou componente metálico, é preciso conhecer o ambiente e também a durabilidade esperada.

Conheça a Fundição Monferrato

Com 2.995m² de área construída, a Monferrato é uma empresa sólida, com uma ampla rede de produtos e profissionais extremamente capacitados e consolidação de mercado comprovada através do sucesso e da satisfação dos nossos clientes.

Atualmente, trabalhamos na produção de peças sob encomenda com até 1.500kg em aços, ferros fundidos e ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente, com rastreabilidade do processo de fabricação e controle de lote.

Para conhecer mais a respeito dos nossos produtos e serviços ou solicitar uma cotação sem compromisso, entre em contato conosco.