Você sabe o que são moldes de fundição e qual é o molde mais indicado para produzir determinados tipos de peça?

Esse tipo de dúvida é muito comum e pertinente, já que os moldes são parte importante do processo de fabricação das peças fundidas.

Sabendo disso, o time da Monferrato preparou este conteúdo completo e ao mesmo tempo objetivo, explicando de forma prática, tudo o que você precisa saber sobre os moldes de fundição.

Para saber mais sobre o assunto e esclarecer todas as suas dúvidas, continue conosco e acompanhe este artigo até o final.

O que é um molde de fundição?

Basicamente, um molde de fundição é o local onde o metal em seu estado líquido repousa enquanto resfria e adere ao formato previsto em projeto para a peça em produção.

Normalmente, os moldes são construídos em material refratário, como uma composição de areia e aglomerantes, e além disso, em um formato que visa imprimir no metal fundido as dimensões previstas para a peça em produção.

Por sua vez, para que seja possível imprimir o formato desejado no metal fundido, temos ainda a confecção dos machos, um dispositivo, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça.

Os machos são colocados nos moldes antes que eles sejam fechados para receber o metal em seu estado líquido.

Quais são os tipos de moldes de fundição?

Existem basicamente dois tipos de moldes de fundição, são eles:

  • Moldes de Fundição Colapsáveis: São quebrados para a retirada das peças e, portanto, podem produzir somente uma peça ou conjunto de peças por molde.

Os moldes colapsáveis são geralmente confeccionados em areia, no entanto, outros materiais podem ser utilizados na fabricação desse tipo de molde, dentre eles o gesso e materiais cerâmicos.

  • Moldes de Fundição Permanentes: São abertos para a retirada das peças e, portanto, podem ser reutilizados, sendo possível produzir milhares de peças a partir de um único molde.

Por sua vez, os moldes permanentes são aqueles fabricados por processo de usinagem em materiais de alta resistência, como aço, ferro e cobre.

A depender do tipo de molde e da peça em produção, a desmoldagem (processo de retirada do molde), pode ser realizada por processos manuais ou mecânicos.

Feito isso, a peça é encaminhada para o processo de rebarbação, onde é feita a retirada dos canais de alimentação, massalote e rebarbas que se formam durante a fundição.

Além disso, uma limpeza normalmente feita com jatos abrasivos é necessária para retirar da peça as incrustações da areia usada na confecção do molde.

Por fim, e a depender do projeto, a peça passa por tratamentos especiais para melhorar determinadas características, como a dureza do metal.

Para saber mais sobre moldes de fundição, esclarecer outras dúvidas ou solicitar um orçamento sem compromisso, entre em contato conosco!

Telefone: (48) 3434-8750

E-mail: vendas@monferrato.com.br