Neste artigo você irá conhecer as diversas formas de realização de pintura em aço.
Preparo da Superfície
Primeiramente é preciso saber que o processo de preparo da superfície é muito importante para a qualidade final. É preciso garantir a limpeza da peça e a eliminação de materiais estranhos, como oxidações e contaminantes que poderiam prejudicar a pintura.
O aço é uma liga de ferro e carbono, composta ainda mas em menor quantidade por outros minerais, como: Manganês, Silício, Fósforo e Enxofre. Sendo assim, qualquer material diferente destes é considerado um contaminante.
Classificação dos Contaminantes
Os contaminantes são classificados de acordo com a sua natureza, conforme abaixo:
- Óleos ou Graxas
- Suor
- Compostos Solúveis
- Oxidação
Armazenamento das Tintas
As tintas são materiais que necessitam de cuidados especiais de armazenamento com o intuito de evitar-se a perda de material e até mesmo acidentes, pois alguns produtos contém solventes que é um material altamente inflamável.
É recomendado que o local preparado para armazenamento das tintas não esteja suscetível a umidade ou temperatura elevada que podem modificar características das tintas ou até mesmo causar incêndios, sendo assim o local precisa ser sinalizado e possuir equipamentos de proteção contra incêndio.
Preparo das Tintas
As tintas são formadas por produtos em suspensão e que se sedimentam e formam duas fases distintas, e por isso precisam ser homogeneizadas antes da utilização, para isso é necessário mexer bem a tinta.
Para garantia de execução de um serviço de qualidade é necessário que a temperatura da tinta, do ambiente e da superfície estejam entre 16ºC e 30ºC, temperaturas fora desta faixa podem exigir técnicas especiais de pintura.
Tipos de Pintura
Pintura a Pincel
A pintura a pincel é muito utilizada na indústria metalúrgica para o reforço de soldas, arestas, quinas e cantos de peças. Neste caso as tintas precisam estar bem diluídas para facilitar a penetração.
Os pincéis são fabricados normalmente em materiais sintéticos como polipropileno e nylon.
Pintura a Rolo
Os rolos são fabricados com pele de carneiro ou lã sintética. As larguras dos rolos variam de 75 mm até 230 mm. Para pintura de cantoneiras e perfis estreitos, são utilizados rolos de 100 mm.
Pintura por Pistola
É o método mais utilizado na indústria, porém é necessário que o operador seja treinado e conscientizado para regular a pressão e a abertura do leque evitando assim o desperdício em excesso de tinta.
Airless
Este método é utilizado para a pintura de grandes áreas como por exemplo o casco de navios. Neste método a tinta sob alta pressão passa através de um orifício de diâmetro muito pequeno e devido a abrasão o bico do pulverizador é fabricado em tungstênio.
Pintura Eletrostática
Neste método de aplicação a tinta é eletrizada na pistola e projetada contra a peça que precisa estar aterrada. Sendo assim, a tinta é atraída pelo campo eletrostático e adere a peça. A principal vantagem deste método é a grande redução no desperdício de tinta.
Pintura Por Imersão
Na pintura por imersão a tinta é colocada em um tanque e as peças são mergulhadas completamente. É preciso que a viscosidade da tinta seja ajustada para garantia de uma cobertura uniforme e contínua da peça.
Estes são os métodos de pintura mais conhecidos e utilizados na indústria atualmente.
Para ficar por dentro de outros assuntos interessantes como este, não deixe de acompanhar o nosso blog e as novidades que a Monferrato trás para você!