Neste texto você poderá observar os principais métodos utilizados para determinação da dureza de uma peça metálica. Não deixe de acompanhar o material até o final e entender como a Monferrato garante a qualidade de suas peças.
Conheça o Conceito de Dureza
Dureza é a propriedade de um material que possibilita a medição de sua resistência à deformação plástica permanente, dentre elas podemos associar a resistência a penetração, risco, flexão, abrasão ou corte.
De maneira geral, quanto maior a dureza do material analisado, há tendência de ser mais frágil e menos elástico, tendo fácil quebra quando submetidos a impacto. Em contrapartida, esses tipos de materiais tem maior duração quando submetidos a desgaste.
Objetivos do Ensaio de Dureza
- Atendimento a requisitos de segurança e também as normas regulamentadoras;
- Aproximação da resistência mecânica e resistência ao desgaste;
- Garantia e controle de qualidade.
Tipos de Ensaios de Dureza
Dentre os métodos de ensaio mais utilizados temos:
- Método de Brinell (HB)
- Método de Vickers (HV)
- Método de RockWell (RC, HRA, HRB, HRC)
O ensaio de dureza consiste na realização de uma marcação na superfície da peça, através da aplicação de uma ponta de penetração sobre pressão. A medida é dada em função da carga aplicada e das características da marca de impressão deixadas.
Vale lembrar: Esse ensaio é considerado não destrutivo! Deixando apenas uma pequena marca na peça, sem comprometer sua utilização.
Conheça abaixo detalhes de cada um dos métodos:
Ensaio de Brinell
O método de Brinell consiste em endentar o material com uma esfera de metal endurecido com 10mm de diâmetro e uma carga de três toneladas.
A carga é aplicada por cerca de 10 a 15 segundos nos casos de aço e ferro fundido e ao menos 30 segundos para outros tipos de metal.
O ensaio de Brinell não é indicado para peças que foram submetidas a tratamentos térmicos superficiais como a cementação, pois é possível que a penetração ultrapasse a área de cementação e gere erros.
Ensaio de Vickers
Semelhantemente ao método anterior, o método de Vickers também utilizará uma carga aplicada sobre a peça.
Utiliza-se um penetrador em forma de pirâmide, confeccionado em diamante, com base quadrada e ângulo de 136º entre as faces opostas. Utiliza-se carga de 1 a 100 kgf e é aplicada durante o mesmo tempo, de 10 a 15 segundos.
Para o resultado é necessário o uso do microscópio para medir as duas diagonais da endentação deixadas na superfície e posterior cálculo.
Ensaio de Rockwell
Este é o procedimento de ensaio mais utilizado na atualidade, pois além de ser de fácil execução o teste é realizado de forma rápida.
O teste também é realizado com a medição da impressão deixada na peça por um penetrador sob ação de uma determinada carga. Porém neste teste a leitura do grau de dureza é realizada através de um mostrador acoplado ao equipamento de ensaio que possui uma escala pré-determinada.
A carga é aplicada no período de tempo de 10 a 15 segundos e após a retirada da carga, são realizadas as medições as diagonais de endentação deixadas pelo penetrador.
Cabe lembrar que existem Tabelas de Conversão de Durezas, que demonstram as equivalências das medidas de dureza de um método de ensaio para outro, confira!
Preocupação com a Qualidade Monferrato
A Monferrato está constantemente preocupada com a qualidade de seus produtos, sendo este um dos diferenciais que destacam a nossa marca.
Os nossos produtos passam pelos mais rigorosos processos e ensaios para garantia da qualidade final. Dentre os ensaios realizados temos:
- Análises de Areia
- Análises Metalográficas
- Mufla de Simulação de Tratamento Térmico
- Espectrômetro para Análise de Composição Química
- Inspeção Dimensional
- Ensaio de Ultrassom
- Ensaio de Dureza
- Ensaio de Líquido Penetrante
- Ensaio de Partícula Magnética
Devido a seriedade dos nossos processos, somos certificados pela NBR ISO 9001.
Entre em contato conosco e faça uma cotação, será um prazer lhe atender.
Telefone: (48) 3434-8750
E-mail: vendas@monferrato.com.br