O aço carbono é uma liga metálica que possui o ferro e o carbono como seus principais componentes. Além destes é possível encontrar em menores proporções outros componentes químicos. Para ser definida como aço, a liga metálica deve possuir um percentual de carbono inferior a 2%. Uma liga de ferro-carbono com percentual superior a este é classificada como ferro fundido.
Já os aços inoxidáveis possuem ferro e carbono na sua constituição, porém precisam ter no mínimo 10% de cromo na sua formulação.
O Aço Carbono
O aço carbono é composto por uma liga de ferro e carbono, onde o percentual deste último, pode variar entre 0,008% e 2,11%.
Aços carbono, quando em contato com o oxigênio, formam uma camada porosa de óxidos de ferro. Esta camada permite uma contínua corrosão do metal, popularmente conhecida como ferrugem.
O custo e o processamento do aço carbono é bem menor em comparação ao aço inoxidável, sendo portanto utilizado em maior escala pelo mercado.
O Aço Inox
O aço inox ou inoxidável é composto por uma liga de ferro, carbono e cromo, sendo este último em um percentual mínimo de 10%.
Outros elementos como o carbono, níquel, o manganês, o molibdênio e o titânio podem compor a liga, porém o cromo é o mais importante, justamente por conferir ao aço uma elevada resistência a corrosão.
O cromo quando em contato com o oxigênio presente no ar forma uma camada de óxidos que protege o material contra a corrosão, essa camada é chamada de camada passiva. É importante haver uma completa homogeneização na distribuição do cromo em todo a peça de aço inoxidável para assim, a peça ter uma boa e uniforme resistência à corrosão.
O aço inox é muito utilizado quando deseja-se evitar a corrosão do metal e para fins de acabamento sofisticado e de alta qualidade. Porém devido às suas propriedades o aço inoxidável possui custo mais elevado se comparado com o aço carbono.
Veja agora, as principais características do aço inox:
- Elevada resistência à corrosão
- Elevada resistência mecânica
- Baixa rugosidade superficial
- Boa soldabilidade;
- Alta qualidade de acabamento
- Visual moderno
- Baixo custo de manutenção
- Material 100% reciclável
- Alta Durabilidade
Aço Carbono x Aço Inox
Veja abaixo, um pequeno resumo, com as principais diferenças entre o aço carbono e o aço inox:
Aço Carbono
- Ligas de ferro-carbono contendo entre 0,008% e 2,11% de carbono
- Baixa resistência a corrosão
- Menor vida útil
- Preço de custo baixo
Aço Inox
- Ligas de ferro, carbono, cromo e outros elementos
- Alta resistência a corrosão
- Maior vida útil
- Preço de custo elevado
- Elevado padrão de acabamento e beleza
Como podemos observar durante o texto o aço carbono e o aço inox tem origem em uma liga de ferro e carbono, sendo que as suas principais diferenças estão relacionadas a composição, mais especificamente pelo teor de carbono e também pela presença do cromo.
Ambos possuem excelentes características e são largamente utilizados pela indústria. Em alguns casos a opção pela aço inoxidável é mais interessante devido a sua capacidade anticorrosiva e excelente acabamento. Porém em outros casos, onde estas características não são tão relevantes a opção se dá pelo aço carbono, devido ao seu menor valor de custo.
Quando na opção pelo aço carbono, é possível prolongar a sua vida útil e contribuir para uma maior resistência a corrosão através de tratamentos de pintura.