No dia 05 de Junho é celebrado o Dia Mundial do Meio Ambiente, uma data que deve servir de reflexão para governos, empresas e sociedade como um todo.
Cada membro da sociedade precisa revisar suas práticas de interação com o meio ambiente, buscando formas de reduzir os impactos ambientais e preservar a natureza.
Como surgiu o Dia Mundial do Meio Ambiente
O Dia Mundial do Meio Ambiente surgiu durante a Conferência das Nações Unidas sobre o Meio Ambiente realizada em Estocolmo em 1972.
A instituição de uma data universal para nos fazer refletir sobre a nossa contribuição para a preservação do meio ambiente foi o primeiro passo para mudar a percepção de muitos países e da população mundial em relação às questões e práticas ambientais.
Até aquele momento, muitos acreditavam que os recursos naturais eram inesgotáveis, no entanto, com o avanço da degradação ambiental e uso descontrolado dos recursos naturais era preciso investir na conscientização.
A Conferência de Estocolmo é considerada um marco importante para a sociedade, pois desde então, muitas questões ambientais começaram a ser levantadas ao redor do mundo.
A partir da conferência, princípios e boas práticas ambientais começaram a ser discutidas de forma ampla pela sociedade e importantes avanços foram conquistados, incluindo a conscientização de parte das empresas e da sociedade.
No entanto, é preciso reconhecer que tudo o que já foi feito ainda é pouco, é preciso mais conscientização e ações práticas que visem garantir a preservação do meio ambiente e a perfeita harmonia entre o desenvolvimento mundial e as questões ambientais.
Ações Monferrato para preservação do Meio Ambiente
Ciente da sua responsabilidade em contribuir para a preservação do meio ambiente, a Monferrato investe em estudos, pesquisas e práticas que caminham em direção à proteção ambiental e ao desenvolvimento sustentável.
Mantemos controles rigorosos de resíduos resultantes dos nossos processos de fundição, usinagem, caldeiraria e pintura.
A Monferrato conta com o apoio de empresas prestadoras de serviços parceiras que atuam no recolhimento e na correta destinação de resíduos de fundição.
Além disso, investimentos em iniciativas de reaproveitamento de componentes como: areia, rebarbas, corte de canais, fios de cobre, embalagens, sucatas, etc.
Preocupada em encontrar a melhor destinação para os resíduos de seu processo produtivo, evitando assim possíveis impactos ambientais, a Monferrato tornou-se pioneira no reaproveitamento da areia de fundição, no sul de Santa Catarina.
Em uma parceria entre a Monferrato, a Concremaf e a FUMAF (Fundação Municipal do Meio Ambiente de Morro da Fumaça), investimos em atividades de pesquisa e desenvolvimento para destinar a areia oriunda do processo de fundição para a fabricação de blocos de cimento.
Conheça mais sobre o reaproveitamento da areia de fundição, clicando aqui.
Como você pode contribuir para o Meio Ambiente
Contribua você também para o Meio Ambiente, conheça algumas práticas que ajudam a preservar a natureza:
- Adote práticas conscientes para economia de recursos naturais, como o uso e reúso da água;
- Economize no consumo de energia elétrica;
- Destine os resíduos do lixo doméstico para reciclagem através da coleta seletiva;
- Não descarte lixo em vias públicas;
- Se possível, plante mudas de árvores e plantas na sua residência;
- Tenha preferência por empresas que respeitam o meio ambiente;
- Dentre outras práticas que contribuem para a preservação da natureza.
A Monferrato tem orgulho de ser uma empresa parceira do Meio Ambiente!
Onde estamos: Rodovia Genésio Mazon km 5,75, Bairro Palladini, pavilhão 6 – CEP 88830-000 • Cx.Postal 423 • Morro da Fumaça • Santa Catarina
Telefone: (48) 3434-8750
E-mail: vendas@monferrato.com.br