Já falamos aqui no blog da Monferrato, sobre a importância do ensaio de flexão, detalhando na teoria, como ele funciona e quais são as propriedades que podem ser avaliadas por meio deste tipo de ensaio.
Sendo assim, agora, chegou a hora de verificarmos na prática como é realizado esse importante ensaio e o que as propriedades encontradas podem nos dizer a respeito das peças metálicas submetidas ao ensaio. Não deixe de conferir!
O ensaio de flexão na prática
Já sabemos que por meio do ensaio de flexão é possível obter o limite de deformação de uma peça. No entanto, para que isso seja possível, devemos realizar o ensaio com base em um dos métodos aceitos no mercado. O método de três pontas e o método de quatro pontas.
Ensaio de flexão em três pontos
No ensaio de flexão de três pontos é utilizada uma barra bi apoiada com aplicação de carga no centro da distância entre os apoios, ou seja, existem três pontos de carga, conforme demonstra a figura abaixo:
Ensaio de flexão em quatro pontos
No ensaio de flexão de quatro pontos é utilizada uma barra bi apoiada com aplicação de carga em dois pontos equidistante dos apoios, conforme demonstra a imagem abaixo:
Após a escolha do método de ensaio, submete-se os corpos de prova e aplicação das cargas em um equipamento conhecido como máquina universal de ensaio. Hidráulico ou mecânico, esse equipamento é capaz de aplicar grandes cargas sobre os materiais submetidos aos ensaios, permitindo a observação do comportamento de cada peça e material quando submetido a determinada carga.
A carga aplicada é medida por um diâmetro, enquanto a deformação da peça submetida ao ensaio é medida por um extensômetro ou relógio comparador. Conhecidos os valores apresentados pelo dinamômetro e pelo relógio comparador, é possível montar a curva de flexão do material em análise, comparando a sua deformação à medida que a carga aplicada aumenta.
Sem dúvidas, esse tipo de ensaio é essencial para determinar a resistência e segurança oferecida por peças metálicas, principalmente aquelas submetidas a funções, estruturais, como as vigas metálicas utilizadas em obras de construção civil.
Informações obtidas por meio do ensaio de flexão
Confira agora o significado de cada uma das informações obtidas por meio do ensaio de flexão:
- Módulo de ruptura na flexão: O módulo de ruptura à flexão nos permite conhecer a carga máxima a qual a peça submetida ao ensaio pode resistir.
- Módulo de elasticidade: O módulo de elasticidade nos permite conhecer a tensão máxima suportada por um material, antes que ele perca a sua capacidade elástica, ou seja, aquela que lhe permite voltar ao seu estado normal, quando uma força deixa de ser aplicada.
- Módulo de tenacidade: Na ciência dos materiais e na metalurgia, a tenacidade é a capacidade que um material possui em absorver energia e se deformar permanentemente, sem fraturar.
O ensaio de flexão faz parte do conjuntos de ensaios realizados pela Monferrato para atestar a qualidade dos seus produtos. Afinal, para a Monferrato, a qualidade sempre estará em primeiro lugar!
Entre em contato, conheça mais sobre os nossos serviços e faça uma cotação sem compromisso!
Telefone: (48) 3434-8750
Email: vendas@monferrato.com.br