Você sabe como funciona o processo de fundição e porque essa é considerada a melhor opção para quem deseja fabricar peças e componentes metálicos?
Neste conteúdo, vamos explicar como funciona o processo de fundição e listar alguns dos seus benefícios, vale a pena conferir para entender mais sobre o assunto!
História da metalurgia
A metalurgia remonta aos tempos antigos, e muitos períodos históricos como a Idade do Bronze e a Idade do Ferro são nomeados devido aos avanços na tecnologia do metal.
A indústria de fundição tem suas raízes há milhares de anos na Mesopotâmia, com as primeiras peças fundidas produzidas em 3.200 a.C.
Muitas civilizações desenvolveram técnicas de metalurgia e fundição que ainda estão em uso hoje, com algumas mudanças devido ao desenvolvimento tecnológico.
O que é fundição?
Fundição é o nome atribuído a um processo da metalurgia utilizado por empresas especializadas que desenvolvem e fabricam peças sob medida a partir do metal fundido.
As peças podem ser fabricadas em diferentes formas e tamanhos, atendendo as necessidades específicas de cada cliente e projeto.
As fábricas de fundição produzem peças fundidas de metal derretendo o metal e despejando-o em um molde onde se solidifica para criar peças em determinada forma.
A indústria de fundição é essencial para a fabricação da maioria dos bens duráveis, tais como:
- Hidrelétricas e turbinas eólicas
- Florestal e celulose
- Construção civil
- Cimento e mineração
- Plásticos e borrachas
- Saneamento
- Veículos e trens
- Aeroespacial
- Poços de petróleo
- Dentre outros
Caso a tarefa exija uma forma complexa, a indústria de fundição será a única a fornecer essa peça.
Qual metal é utilizado no processo de fundição?
Empresas especializadas como a Monferrato podem empregar diferentes tipos de metais e suas ligas no processo de fundição e fabricação de peças de 10kg a 1.500kg e componentes metálicos, incluindo:
- Aço carbono;
- Aço baixa e média liga;
- Aços inoxidáveis;
- Aço médio manganês;
- Aço headfield (alto manganês);
- Ferro cinzento;
- Ferro nodular;
- Ferro branco alto cromo;
- Ligas especiais;
Vale lembrar que cada metal possui propriedades específicas, sendo assim, é muito importante considerar com muito cuidado qual material é adequado para as necessidades de cada projeto.
Como funciona o processo para fundição de metal?
A produção de peças fundidas envolve uma série de etapas e requer o uso de equipamentos, técnicas e habilidades específicas.
O processo de fundição envolve:
- Modelagem;
- Moldagem;
- Vazamento;
- Resfriamento e Desmoldagem;
- Acabamento;
- Tratamento Térmico;
- Usinagem e pintura;
- Análises e Inspeção.
Além das etapas listadas acima e a depender das necessidades de projeto, podem ser aplicados processos de usinagem, incluindo fresamento e torneamento das peças.
Economia e resistência: Benefícios importantes do processo de fundição
A produção de peças fundidas é capaz de fornecer uma série de benefícios importantes, dentre eles:
Economia: A fundição de metal é a opção econômica para a produção em massa de peças complexas.
Diversas peças fundidas podem ser feitas de uma só vez e, uma vez que estão quase no formato final quando removidas do molde, pouco ou nenhum tempo é necessário para usinar as peças em suas dimensões finais e aparência final.
Resistência: Uma peça fundida de forma única pode ser estruturalmente mais sólida do que uma peça usinada soldada porque as costuras soldadas podem enfraquecer com o tempo.
As fundições combinam metais para criar ligas com diferentes propriedades químicas e diferentes níveis de resistência.
Deseja saber mais sobre o processo de fabricação de peças fundidas e os seus benefícios?
Entre em contato conosco, tire suas dúvidas e solicite uma cotação sem compromisso.