Conheça neste artigo como funciona o processo de mineração e extração do ferro da natureza.
Afinal, como o minério extraído das reservas naturais de ferro é beneficiado e transformado nos produtos que chegam até a nossa casa?
Primeira Etapa – Extração
A primeira etapa da mineração do ferro é a extração, pode ser feita de diferentes formas. Dentre as formas utilizadas temos a extração através das escavadeiras, que raspam a rocha ou através de explosivos.
As escavadeiras utilizadas na mineração possuem dimensões e capacidade especiais devido a magnitude dos processos de extração.
Segunda Etapa – Transporte da Mina para a Usina
Após a extração o minério precisa ser transportado até a usina de beneficiamento. Os responsáveis por este transporte são os caminhões fora-de-estrada, que possuem mais de 6 metros de largura e chegam a pesar mais de 200 toneladas! Um caminhão fora-de-estrada a depender do seu modelo pode carregar mais de 350 toneladas de minério, o que equivale a cerca de 35 caminhões convencionais.
Terceira Etapa – Britagem
O minério após extração chega a usina de beneficiamento em grandes blocos e portanto precisam ser quebrados em partes menores para comercialização. As responsáveis pela execução desta etapa são as máquinas de britagem.
Quarta Etapa – Separação
Após a saída do minério da máquina de britagem ele cai em uma peneira que libera a passagem dos pedaços de até 2 centímetros, tamanho ideal para comercialização. Partes que não se adequaram em tamanho retornam para a etapa anterior.
Quinta Etapa – Reciclagem da Água
O processo de extração e beneficiamento do minério de ferro utiliza muita água. Ao final do processo, essa água é armazenada em um reservatório para separação da lama e demais impurezas, a fim de que a água possa ser reutilizada no processo.
Sexta Etapa – Armazenagem
Após os processos anteriores o minério limpo e separado por granulometria é armazenado em pilhas gigantes, formando uma espécie de montanha de minérios.
Sétima Etapa – Transporte Final
Por fim, o minério produzido é carregado em vagões puxados por locomotivas e transportado até portos e usinas siderúrgicas. Outra forma de transporte destes minérios é através dos chamados minerodutos, onde o minério é bombeado por grandes tubulações até chegar ao seu destino final.
O Minério de Ferro nas Siderúrgicas
Após chegar nas siderúrgicas o minério de ferro é aquecido em alto fornos em temperaturas elevadas, juntamente com cal e carvão. As temperaturas empregadas no processo podem ser superiores a 1200 ºC.
Ao final do processo temos o ferro gusa, que é composto por um percentual elevado de carbono junto ao ferro. Portanto são necessários novos processos para a redução deste percentual, garantindo maior ductilidade ao metal.
O processo de redução do teor de carbono do ferro gusa é conhecido como oxidação. A redução do nível de carbono determinará se o ferro gusa será transformado em ligas de aço ou em ferro fundido.
As ligas de aço possuem em sua composição uma variação no teor de carbono entre 0,008 e 2,11%. Enquanto no ferro fundido o teor de carbono varia entre 2,11% e 6,67%.