Você sabia que no forno de fusão é retirada uma amostra final da carga, chamada de “moeda”. Com ela garantimos a composição química dos materiais que compõem a peça.

Contamos com o controle extremo de cálculo de carga e análise metalográfica que é feita tanto no momento inicial de vazamento do metal líquido (com a ‘moeda’) quanto na chegada das matérias primas.

Tudo para deixar precisa a composição requerida pelo cliente e respeitando as normas vigentes dos materiais.

Como?

A análise feita para o controle de composição química é chamada de Ensaio de Metalografia utilizando o equipamento Espectrômetro.

Para realizar esse ensaio, necessitamos de uma amostra metálica do que se quer analisar.

Por isso, é preparado um recipiente pequeno onde o colaborador que trabalha no forno de fusão, chamado de forneiro, derrama o metal líquido neste recipiente. É onde surge a ‘moeda’ como amostra.

Devido ao tamanho pequeno da ‘moeda’, ela solidifica rapidamente e é encaminhada ao laboratório químico onde é colocada adequadamente no equipamento Espectrômetro e feito a análise da composição química dela.

Esse procedimento é realizado após toda fornada estar abastecida com as ligas e sucatas e fica aguardando o resultado vindo do laboratório. Dependendo do resultado da análise a laboratorista orienta a correção da fornada com a adição de matérias primas, sucatas e ligas, que darão o efeito necessário para cumprir a composição química da norma solicitada pelo cliente.

Novas análises da fornada podem ser feitas até que a correção esteja aprovada pelo laboratório. Só após a aprovação do laboratório é que o forneiro está liberado para transferir o metal líquido às ‘panelas’ e proceder com o vazamento nos moldes das peças.

Essa ‘moeda’ na Monferrato é armazenada fisicamente por 2 anos no laboratório, e após esse tempo a amostra é descartada. Mas o registro eletrônico permanece armazenado em nossos históricos e em segurança pelos bakups diários. Ou seja, caso haja necessidade de um futuro apoio ou assistência técnica ao cliente, temos todos os dados de produção registrados da peça, de início ao fim.

É emitido o Certificado de Composição Química através dessa análise, e fica disponível 24h ao cliente através do nosso Portal do Cliente online: https://monferrato.portaldocliente.online/

Controles e Certificados de Qualidade

A Monferrato reconhece que cada cliente é único, assim como as suas necessidades. Atender e superar as expectativas de cada cliente é um dos maiores desejos e também um compromisso da Monferrato, que é certificada ISO9001:2015.

Nos esforçamos para conquistar a cada dia maior consolidação no mercado através da atenção especial a cada etapa do processo produtivo, empregando sempre as melhores matérias-primas e tecnologias em nossa produção.

Deseja levar a qualidade dos produtos Monferrato para a sua empresa? Entre em contato com a nossa equipe!