Você sabe o que é e como funciona um ensaio de torção? Fique por dentro de tudo sobre o assunto acompanhando esse conteúdo até o final.
O ensaio de torção foi desenvolvido para medir o esforço que determinada peça ou material pode resistir quando submetida a uma força de torção.
Mas, afinal o que seria uma força de torção?
Compreendendo o princípio de ação da força de torção
Provavelmente você já passou por algumas situações onde a força de torção entrou em ação sem que você nem mesmo percebesse.
Em síntese, a força de torção é aquela que atua, quando tentamos girar um componente qualquer, como um eixo ou um parafuso em relação a um plano.
Quando tentamos apertar um parafuso em uma chapa de madeira, por exemplo, aplicamos sobre ele uma força de torção, ou seja, tentamos imprimir um movimento de rotação em relação a um plano, onde desejamos inserir o parafuso.
Por fim, quando essa força de torção é superior à resistência oferecida pelo parafuso, o mesmo acaba se rompendo.
Um outro exemplo muito comum no nosso dia a dia pode ser verificado quando precisamos substituir um pneu furado.
Se você já tentou trocar um pneu com uma chave de cano curto, certamente precisou empregar muita força para soltar os parafusos. No entanto, se você já realizou o mesmo procedimento utilizando um tubo para alongar o comprimento do braço da chave, a mesma força não foi necessária.
Curioso não é mesmo? Isso acontece, pois ao alongar o comprimento da chave de roda, aumentamos a força de torção aplicada sobre o parafuso, facilitando a execução do trabalho.
E o que dizer de um virabrequim de automóvel, dos eixos de máquinas, polias, molas helicoidais e brocas?
Em todos estes produtos, podemos encontrar o esforço de torção, ou seja, quando esses produtos quebram e se rompem, é porque não conseguiram resistir à ação do esforço de torção.
Diferentemente da compressão, da tração e do cisalhamento em que o esforço é aplicado no sentido longitudinal ou transversal, na torção o esforço é aplicado no sentido de rotação da peça.
Como é realizado o ensaio de torção?
Relativamente simples, o ensaio de torção é realizado em equipamento específico: a máquina de torção.
A máquina de torção possui duas cabeças para a fixação do corpo de prova. Uma das cabeças é giratória e aplica ao corpo de prova o momento de torção, a outra está ligada a um pêndulo que indica em uma escala, o valor do momento aplicado ao corpo de prova.
No ensaio de torção, o corpo tende a girar no sentido da força e, como a outra extremidade está fixada, ele sofrerá uma torção sobre seu próprio eixo.
Sendo assim, quando o limite de torção for ultrapassado, o corpo se romperá.
O ensaio de torção é muito utilizado para verificar o comportamento e a resistência de eixos de transmissão, barras de torção, partes de motor e outros sistemas sujeitos ao esforço de torção.
Durante os ensaios, pode-se utilizar o próprio material objeto do estudo ou então corpos de prova.
O ensaio de torção, é apenas mais um dos ensaios realizados pela Monferrato para garantia da qualidade e conformidade dos nossos produtos.
Procurando peças em ferro e aço? Conte com a Monferrato!
Clique aqui, entre em contato conosco e faça uma cotação sem compromisso!