No estudo dos diferentes materiais de origem natural ou então sintetizados e modificados pelo homem, encontramos algumas propriedades de grande relevância. Uma dessas propriedades é a ductilidade, assunto que será abordado nesse artigo.

Você já ouviu falar em ductilidade ou então em materiais dúcteis? Afinal, o que esses termos significam e qual a sua importância quando o assunto é a fundição e a produção de peças em aço, ferro e ligas especiais?

Qual o significado da ductilidade?

Em síntese, podemos dizer que ductilidade, é a capacidade de um material sofrer certa deformação, considerada permanente, ou seja, plástica antes de chegar ao seu ponto de ruptura.

Aplicando esse conceito de forma didática, podemos dizer que determinados materiais, quando submetidos a uma tensão, contam com a capacidade de “esticar” ou seja, modificar suas dimensões, antes da ruptura.

Apenas para efeito de conhecimento, também é importante dizer, que após alcançar seu estágio de ductilidade, o material em questão não retorna a sua condição e dimensões iniciais, mesmo que a força ou carga, que deu origem ao processo seja eliminada.

Em geral, materiais da família dos metais, como ouro, cobre e alumínio possuem excelente ductilidade.

Agora que você já sabe o que significa ductilidade, também é importante que saiba o que significa um material frágil. Vamos conferir?

O que é um material frágil?

Ao contrário dos materiais dúcteis, os materiais frágeis não suportam alterações significativas na sua estrutura antes da ruptura, quando submetidos a algum esforço.

Imagine um bloco cerâmico e uma chapa de aço, ambos submetidos a um ensaio em que um esforço de tração, posicionado nas extremidades das peças, faz duas forças “para fora” e em sentidos opostos.

Esse tipo de ensaio, é popularmente conhecido como ensaio de tração, sendo seu uso indicado dentre outras finalidades para determinar a ductilidade e a capacidade de resistência a ruptura de diferentes materiais.

Em um ensaio como esse, fica fácil observar que um bloco cerâmico se rompe de forma imediata, sem passar por qualquer deformação, assim que submetido a determinada força. Enquanto que, as chapas metálicas oferecem maior resistência, alterando suas dimensões, devido a ductilidade, antes de finalmente alcançar a ruptura.

A importância do ensaio de tração e da ductilidade em peças e componentes mecânicos

A aplicação do conceito da ductilidade em peças e outros componentes mecânicos é de grande importância na produção de peças e outros componentes em aço, ferro e nas suas ligas na metalurgia e na metal mecânica.

O conhecimento a respeito das características, dentre elas a ductilidade e a resistência oferecida por cada material, nos permite entender e aplicar de forma mais assertiva o aço e seus semelhantes nas mais diferentes aplicações do nosso dia a dia.

Para a Monferrato, conhecer a ductilidade de cada material e de cada peça produzida, nos ajuda a garantir que nossos produtos atenderão por completo a necessidade de cada projeto e de cada cliente.

Visite o nosso site, conheça mais sobre a Monferrato! Fornecemos peças sob encomenda em aços, ferros fundidos e ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente.

Entre em contato conosco e faça uma cotação sem compromisso!