Você sabe o que é um molde de fundição, qual a sua função e quais são os seus tipos?
Descubra mais sobre o processo de fundição e seus moldes acompanhando até o final esse conteúdo que a Monferrato preparou para você.
O que é um molde de fundição?
O molde de fundição é um recipiente preparado única e exclusivamente para receber o metal em seu estado líquido, com o objetivo de imprimir nele determinado formato, previsto em um projeto de fabricação de peças e componentes metálicos.
No processo de fundição os moldes são essenciais durante a etapa de vazamento, que é justamente aquela onde se enche moldes pré-fabricados com o metal retirado do forno, ainda em seu estado líquido.
Já nos moldes, o metal líquido esfriará e retornará ao seu estado sólido, porém aderindo ao formato do molde e portanto, dando origem a peças com o formato desejado.
Quais são os tipos de moldes de fundição?
Existe basicamente dois tipos de moldes de fundição, são eles:
Moldes de Fundição Colapsáveis: São quebrados para a retirada das peças e portanto podem produzir somente uma peça ou conjunto de peças por molde.
Os moldes colapsáveis são geralmente confeccionados em areia, no entanto, outros materiais podem ser utilizados na fabricação desse tipo de molde, dentre eles o gesso e materiais cerâmicos.
Moldes de Fundição Permanentes: São abertos para a retirada das peças e portanto, podem ser reutilizados, sendo possível produzir milhares de peças a partir de um único molde.
Por sua vez, os moldes permanentes são aqueles fabricados por processo de usinagem em materiais de alta resistência, como aço, ferro e cobre.
Quais são as etapas do processo de fundição?
Agora que você já sabe o que é um molde de fundição e quais são os seus tipos, vale a pena conferir, como funciona o processo de fundição em si.
Para facilitar a sua compreensão a respeito do processo de fundição, dividimos o mesmo em 8 partes. Confira:
1.Confecção do Modelo (Não confundir modelo com molde): Nesta etapa se constrói um modelo com o formato da peça a ser produzida durante o processo de fundição.
Os moldes podem ser fabricados em diversos materiais, como madeira, aço, resina, cera e isopor.
2.Confecção do Molde: Como citamos anteriormente, o molde é o dispositivo no qual o metal será colocado para que se obtenha a peça desejada.
3.Confecção dos Machos: Os machos são dispositivos geralmente fabricados em areia, com a finalidade de formar os vazios e furos da peça e precisam ser colocados no molde antes do metal líquido.
4.Fusão: No processo de fusão, o metal é levado ao forno e submetido a elevadas temperaturas, até que se atinja o chamado ponto de fusão.
No ponto de fusão, o metal passa do seu estado sólido para o estado líquido.
5.Vazamento: O processo de vazamento consiste no enchimento dos moldes pré-fabricados com o material líquido retirado do forno.
Nesta etapa, o molde será responsável por imprimir o formato desejado no metal em seu estado líquido.
6.Desmoldagem: A desmoldagem consiste na retirada da peça do molde.
Moldes colapsáveis só podem passar por um processo de desmoldagem, enquanto que moldes permanentes podem passar por este processo diversas vezes.
7.Rebarbação: Após a desmoldagem a peça apresentará algumas rebarbas que são retiradas por processos de usinagem e lixamento.
8.Limpeza: Por fim, a última etapa do processo é a limpeza, que geralmente é feita com a utilização de jatos abrasivos e tem por objetivo retirar incrustações de areia que ficam na peça.
Procurando peças fabricadas através do processo de fundição? Entre em contato conosco!