Você já ouviu falar nas peças fundidas em moldes de areia? A maioria das pessoas não sabe, mas grande parte das partes metálicas que compõem, máquinas, equipamentos, utensílios domésticos, ferramentas e outros itens são produzidas em moldes de areia de fundição.

A fundição é um processo de fabricação no qual um metal ou liga metálica em seu estado líquido é vazado em um molde com formato e medidas determinadas de acordo com a peça a ser produzida. Um processo de fabricação milenar, utilizado pelo homem há mais de 6.000 anos, espaço de tempo em que a técnica evoluiu e se desenvolveu até chegar ao modelo produtivo e as tecnologias adotadas nos dias atuais.

Com o passar dos anos e com o avanço tecnológico, diferentes tipos de fundição surgiram como a fundição sob pressão e a fundição de precisão, além disso, diferentes tipos de  moldes foram criados, como os moldes em aço, gesso e cerâmica. No entanto, a fundição em moldes de areia, um dos métodos mais antigos em termos de fundição, é ainda o mais aplicado nos dias de hoje.

Por falar na fundição em moldes de areia, vamos entender como esse processo funciona?

Como funciona o processo de fundição em moldes de areia?

O processo de fundição consiste basicamente das seguintes etapas:

  • Construção do modelo;
  • Confecção do molde;
  • Confecção do macho;
  • Fusão e vazamento.

A primeira etapa é produzir um modelo da peça desejada. Esse modelo por sua vez é confeccionado geralmente em madeira, mas também pode ser de gesso, isopor, metálico, plástico, e outros materiais.

Foto: Estoque de modelos Monferrato

Além da confecção do modelo de fundição, a linha de moldagem da fundição inicia com a fabricação e preparação dos moldes para recebimento do metal em seu estado líquido. Como falamos anteriormente, na maioria dos casos esse molde é fabricado em areia, devendo conter as medidas e o formato da peça desejada.

Já os machos, são os elementos responsáveis por garantir a forma desejada de furos e reentrâncias que deverão estar presentes nas peças que serão produzidas.

molde

Foto: Exemplo de molde de areia resinada pintado e montado com macho

Após a confecção dos moldes, machos e sua devida montagem e fechamento, o metal é aquecido até que atinja o seu estado líquido em uma etapa conhecida como fusão e logo depois depositado no molde, em uma etapa conhecida como vazamento.

peças fundidas

Foto: Exemplo de um molde de areia resinada montado e fechado

Por fim, após esfriar e solidificar, a peça recém produzida é retirada do molde e encaminhada para processos de acabamento e verificação de conformidade e qualidade.

Onde encontrar peças fundidas sob encomenda?

Se você chegou até este artigo à procura de peças fundidas em moldes de areia resinada por encomenda, entre 10 a 1.500kg não deixe de conhecer a Monferrato.

Fundada em 2009, a Monferrato é uma empresa especializada em soluções em fundidos e usinados com alta confiabilidade, tecnologia e excelência. Com uma área de aproximadamente 3 mil metros quadrados e um time de profissionais altamente qualificados, a Monferrato vem se destacando no mercado ao atender as mais variadas encomendas para fabricação de peças em fundição.

Produzimos peças sob encomenda nas ligas metálicas: aços carbonos, aços inox, ferros fundidos cinzentos e nodular, ferro branco e aço manganês, e ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente.

Entre em contato e faça uma cotação conosco!