Você sabe como funciona e quais são as etapas do processo de fundição? As peças fabricadas em metal fundido estão todos os dias à nossa volta, no entanto, talvez você nunca tenha se perguntado sobre o seu processo de fabricação.
Muita gente não sabe, mas do seu estado bruto, ao produto acabado o metal e suas ligas precisam passar por diferentes processos.
Deseja saber mais? Neste conteúdo, a Monferrato explica em detalhes como funcionam as etapas do processo de fundição, vale a pena conferir!
Como funciona o processo de fundição
O processo de fundição consiste basicamente no aquecimento do metal a elevadas temperaturas até que seja possível alcançar o ponto de fusão.
No ponto de fusão o metal passa do seu estado sólido para o estado líquido, permitindo o seu vazamento em moldes com formatos variados e confeccionados com base nas especificações das peças a serem produzidas.
Etapas do processo de fundição
Agora que você já sabe basicamente como funciona, conheça em detalhes todas as etapas do processo de fundição:
Confecção do Modelo: A confecção do modelo é a primeira etapa do processo de fundição que consiste na construção de um protótipo com o formato da peça a ser fundida.
O modelo pode ser construído em diversos materiais como madeira, metal, plástico, isopor, entre outros e servirá como base para a construção do molde para as peças em metal fundido.
Confecção do Molde: O molde é o local onde o metal fundido será colocado para que obtenha o formato do modelo desenvolvido.
Para cumprir a sua função, os moldes são fabricados em material refratário, como por exemplo a areia, tendo como base o modelo que após retirado deixa no molde o formato da peça desejada.
Confecção do Macho: Os machos têm a finalidade de formar os furos e reentrâncias da peça, sendo produzidos também em material refratário, são colocados nos moldes antes que eles recebam o metal fundido.
Fusão: Na fusão o metal escolhido para a confecção da peça é colocado em um forno capaz de atingir altas temperaturas para que assim modifique a sua estrutura do seu estado sólido para o estado líquido.
Vazamento: Após a fusão, o metal ainda em estado líquido é colocado no molde, para que adquira o formato da peça desejada, por meio do processo de vazamento.
Desmoldagem: Após o vazamento, aguarda-se que o metal resfrie e retorne ao seu estado sólido, para então desmoldar a peça, ou seja, retirar o molde e também os machos que deram o novo formato ao metal.
Limpeza e Rebarbação: Após a desmoldagem é preciso cuidar do acabamento das peças, retirando rebarbas e utilizando jatos abrasivos para retirar incrustações do molde na peça fundida.
Controle de Qualidade: Por último, os fundidos confeccionados pela Monferrato, são direcionados a rigorosos processos de qualidade que visam garantir que a peça foi produzida em consonância com as normas e com o projeto inicial.
Onde encontrar peças fundidas sob medida?
Procurando peças em metal fundido, desenvolvidas sob medida para os seus projetos? Conte com a Monferrato!
No nosso portfólio de produtos, você encontra uma ampla variedade de peças e componentes em aço, ferro e ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente com até 1.500kg.
Clique aqui, entre em contato conosco e solicite uma cotação sem compromisso.