Você sabia que existem diferentes processos de fabricação com metais? Na metalurgia é possível fundir, conformar, soldar e usinar o metal bruto para assim obter a peça desejada.

Vale destacar, que vários fatores precisam ser considerados para que se possa determinar o melhor processo de fabricação para cada caso. Dentre estes fatores, podemos citar:

  • Formato da peça;
  • Material a ser utilizado;
  • Exigências de uso;
  • Quantidade de peças a produzir;
  • Tipo de acabamento desejado;
  • Dentre outros fatores.

Principais processos de fabricação com metais

Conheça um pouco sobre cada um dos principais processos de fabricação com metas:

Fundição

A fundição é um dos processos mais antigos e utilizados até hoje para a conformação de metais. Extremamente versátil esse tipo de processo de fabricação, permite o desenvolvimento de peças em diferentes tamanhos, formatos e em larga escala.

Na fundição, utiliza-se metal em estado líquido para preencher moldes com as mesmas geometrias e medidas da peça a ser fabricada.

Em geral, após a remoção dos moldes, as peças fabricadas pelo processo de fundição estão prontas para uso. No entanto, em alguns casos pode ser necessário realizar algum tipo de tratamento térmico ou acabamento.

Conformação Mecânica

Na metalurgia, chamamos de conformação mecânica, todo o processo que exige a aplicação de esforços mecânicos para aplicar determinado formato ou dimensão em metais.

Dentro da conformação mecânica temos um grande número de processos, dentre eles:

Laminação

Processo de conformação onde um lingote de metal é forçado entre dois cilindros que giram em sentidos opostos, contribuindo para a redução da espessura e aumento da largura e comprimento do lingote metálico.

Extrusão

A extrusão é um processo muito utilizado para a fabricação de tubos metálicos. O processo consiste basicamente em forçar a passagem de um bloco metálico pelo orifício de uma matriz, com o auxílio de um êmbolo.

Trefilação

É o processo utilizado para a fabricação de rolos de arame, cabos e fios elétricos. Inicialmente esse processo de fabricação é semelhante a extrusão, uma vez que o metal também precisa ser forçado a passar por uma matriz para modificar o seu diâmetro.

A grande diferença é que ao invés de ser empurrado, nesse processo o metal é puxado.

Forjamento

No forjamento, o metal é conformado por martelamento ou prensagem. Esse tipo de processo é utilizado na fabricação de produtos que exigem alta resistência mecânica.

Estampagem

É um processo de conformação mecânica que engloba um conjunto de operações com o objetivo de transformar o metal, fazendo com que ele adquira uma nova forma geométrica.

As operações básicas de estampagem são o corte, o dobramento e o repuxo.

Soldagem

A soldagem é o processo de fabricação com metais, normalmente chapas, que visa a união de diferentes partes por aquecimento, para formar uma única peça.

Usinagem

Por fim, temos a usinagem que é o processo de finalização das peças de metais. As peças produzidas nos processos citados anteriormente podem passar pelo processo de usinagem depois.

A usinagem envolve a utilização de máquinas que atuam para que a peça alcance o formato desejado, assim como a rugosidade da superfície e as tolerâncias dimensionais.

Na usinagem de peças metálicas, utilizamos dentre outros, os seguintes processos:

  • Torneamento;
  • Fresamento;
  • Furação;
  • Retificação.

Gostou do conteúdo? Então, salve o nosso blog nos favoritos e retorne mais vezes para ter acesso a outros conteúdos, como esse.