Provavelmente você já ouviu falar no ferro fundido, mas será que já conhece as diferenças entre o ferro fundido nodular e o ferro fundido cinzento?

Esse é um assunto muito interessante e que costuma gerar dúvidas por parte dos nossos clientes. Para ajudar você a entender as principais diferenças entre o ferro fundido e o ferro nodular decidimos desenvolver este artigo, boa leitura!

 

O Ferro Fundido

Primeiramente é importante destacarmos o conceito de ferro fundido: Entende-se por ferro fundido aquele formado por uma liga ferro carbono, em que o carbono está presente em um teor mínimo de 2%.

É importante destacar, que neste tipo de liga também é muito comum encontrar alguns minerais, como por exemplo o silício, o cromo, o manganês e o fósforo.

Os ferros fundidos e cinzentos, por exemplo são compostos por uma liga predominantemente formada por ferro, carbono e silício. Neste tipo de liga o teor de carbono costuma variar entre 2,5% e 4%, enquanto que o teor de silício varia entre 1% e 3%.

 

Ferro Fundido Nodular

Em uma comparação, podemos afirmar que o ferro fundido nodular, oferece maior resistência e ductibilidade que o ferro fundido cinzento, o que em geral faz com que o seu custo seja um pouco mais elevado.

Devido às suas características especiais em termos de resistência, esse tipo de ferro costuma ser empregado em aplicações que exigem alto desempenho, como por exemplo, na fabricação de peças para veículos, engrenagens, pinhões e coroas.

A grande diferença em termos de composição e propriedades deste tipo de ferro, quando comparado ao cinzento, diz respeito ao acréscimo de um determinado percentual de magnésio na sua composição e o processamento no momento da fusão e vazamento, onde certas quantidades de materiais são inseridas afim da formação dos nódulos de grafita, o que caracteriza a nomeação de “ferro fundido nodular”.

 

Ferro Fundido Cinzento

Este material também oferece maior facilidade nos processos de moldagem, fato que justifica o seu uso em peças que possuem formatos mais complexos, além disso cabe destacar que o seu custo é mais baixo quando comparado ao ferro nodular.

No ferro fundido cinzento as grafitas se apresentam em forma de lamelas, trazendo a este material suas propriedades particulares. Devido às suas características o ferro fundido cinzento, costuma ser empregado em sistemas de amortecimento de impactos ou vibrações, como por exemplo em bases de equipamentos industriais.

Dentre as principais características do ferro fundido cinzento podemos destacar a sua excelente resistência à compressão. No entanto, este tipo de ferro é frágil em situações que exigem tração.

 

Aplicações Principais:

 

Ferro Fundido Nodular Ferro Fundido Cinzento
●     Autopeças

 

●     Bases e mesas de máquinas

 

●     Engrenagens

 

●     Carcaças metálicas

 

●     Polias

 

●     Blocos de motor

 

●     Pinhões

 

●     Volantes de disco de freio

 

  ●     Barramentos

 

  ●     Polias

 

 

Quanta informação interessante não é mesmo? Agora que você conhece as principais diferenças, propriedades e aplicações do ferro fundido cizento e também do nodular, fica mais fácil descobrir qual o ferro ideal para cada tipo de aplicação.

 

Aqui na Monferrato produzimos peças com até 1.500kg, nas seguintes ligas:

  • Aço carbono;
  • Aço baixa e média liga;
  • Aços inoxidáveis;
  • Aço médio manganês;
  • Aço headfield (alto manganês);
  • Ferro cinzento;
  • Ferro nodular;
  • Ferro branco alto cromo;
  • Ligas especiais;

 

Conheça melhor os nossos serviços, entre em contato e faça a sua cotação conosco!