Qual o molde de fundição mais apropriado para a produção de peças metálicas? Quais são os tipos de modelos de fundição?

Apesar de milenar, o processo de fundição ainda desperta muita curiosidade e uma série de dúvidas. Parte dessas dúvidas está relacionada ao processo de fabricação de peças fundidas.

Neste conteúdo, a Monferrato explica detalhes importantes sobre os moldes e também sobre os modelos de fundição? Como são fabricados e qual é a função de cada um deles no processo de fundição?

Se você deseja saber mais sobre o processo de fundição e também sobre uma das suas etapas mais importantes, não deixe de acompanhar este conteúdo até o final.

Molde e modelo de fundição: Quais as diferenças?

Antes de prosseguirmos com esse conteúdo, é muito importante esclarecer um assunto que costuma gerar dúvidas: A diferença entre molde e modelo de fundição.

Afinal, molde e modelo de fundição são a mesma coisa? Na prática não, veja o significado e a importância dos moldes e modelos no processo de fundição:

Molde de fundição: O molde de fundição é um recipiente preparado única e exclusivamente para receber o metal em seu estado líquido, com o objetivo de imprimir nele determinado formato, previsto em um projeto de fabricação de peças e componentes metálicos.

No processo de fundição os moldes são essenciais durante a etapa de vazamento, que é justamente aquela onde se enche moldes pré-fabricados com o metal retirado do forno, ainda em seu estado líquido.

No interior dos moldes, o metal líquido esfriará e retornará ao seu estado sólido, porém aderindo ao formato do molde.

Modelo de fundição: Por sua vez, o modelo de fundição é uma espécie de matriz que servirá de base para a construção da peça fundida.

O modelo de fundição a ser usado depende do tamanho da peça e do processo de fabricação a ser utilizado.

Os modelos podem ser classificados, quanto a sua forma construtiva em manuais, emplacados ou caixa-placa.

Podem ser confeccionados em madeira, plástico, isopor, metal e cera. Além disso, permitem a aplicação de desmoldantes como talco e grafite que facilitam sua retirada de dentro do molde.

Quais são os tipos de moldes de fundição?

Existem basicamente dois tipos de moldes de fundição, são eles:

Moldes de Fundição Colapsáveis: São quebrados para a retirada das peças e portanto podem produzir somente uma peça ou conjunto de peças por molde.

Os moldes colapsáveis são geralmente confeccionados em areia, no entanto, outros materiais podem ser utilizados na fabricação desse tipo de molde, dentre eles o gesso e materiais cerâmicos.

Moldes de Fundição Permanentes: São abertos para a retirada das peças e portanto, podem ser reutilizados, sendo possível produzir milhares de peças a partir de um único molde.

Por sua vez, os moldes permanentes são aqueles fabricados por processo de usinagem em materiais de alta resistência, como aço, ferro e cobre.

Quais são os tipos de Modelos de Fundição

Existem basicamente três tipos de moldes de fundição, são eles:

Manuais: São fixados em uma placa manualmente, sendo possível acessar todas as suas partes. Podem ser bipartidos ou não e possuir machos ou não, na ocorrência de detalhes internos poderão ter marcações para machos.

O uso desse modelo é o mais trabalho, pois podem ocorrer falhas no momento da moldagem, já que esse modelo é solto, não emplacado.

Pode ser usado para a fabricação de peças de diferentes tamanhos, e com alto grau de complexidade quanto a geometria da peça, podendo ser confeccionadas em diferentes tipos de materiais.

Emplacados: Nos modelos emplacados, a figura da peça está fixada em uma placa, que poderá conter mais de um rebaixamento, assegurando um ótimo encaixe na hora do fechamento do molde.

São muito utilizados para a fabricação de peças em série, uma vez que podem haver vários modelos fixados em uma mesma placa.

Caixa-Placa: Contém todas as características dos modelos emplacados, além de serem rebaixados e terem uma moldura nas bordas da caixa, fazendo o papel de uma caixa de moldagem.

Para saber mais sobre o processo de fundição e suas tecnologias, continue acompanhando o nosso blog.

Procurando peças fabricadas através do processo de fundição? Entre em contato conosco!

e-book