Neste artigo, vamos conhecer alguns detalhes sobre os processos de fundição de peças, em específico falaremos a respeito dos tipos de modelos para fundição e os materiais utilizados em sua fabricação. Acompanhe este artigo até o final e não perca nem uma parte deste conteúdo super interessante!

 

O que é fundição?

Fundição é o processo de fabricação em que um metal ou liga metálica, em seu estado líquido, é vazado em um molde com formato e medidas correspondentes aos da peça a ser produzida.

 

Tipos de Modelos para Fundição

Para a fabricação de peças fundidas é necessário a utilização de um modelo, ou seja uma cópia da peça a ser fundida.

O modelo de fundição a ser usado depende do tamanho da peça e do processo de fabricação a ser utilizado.

Os modelos podem ser classificados, quanto a sua forma construtiva em soltos, emplacados ou caixa-placa.

 

Soltos

Como o próprio nome já diz, esse tipo de modelo não é preso em nenhuma placa, sendo possível acessar todas as suas partes. Podem ser bipartidos ou não e possuir machos ou não.

A utilização desse tipo de modelo para a fabricação das peças fundidas se torna mais trabalhoso e custoso pois depende de mão de obra especializada. O tempo de moldagem é maior, pois se faz necessário fazer manualmente todos os canais de vazamento e ajustes como as camas falsas (regiões feitas com a areia de moldagem que após o término da mesma será descartada).

Pode ser usado para a fabricação de peças de diferentes tamanhos e com alto grau de complexidade dimensional, comumente produzidos em isopor e madeira.

 

Emplacados

Nos modelos emplacados, a figura da peça está fixada em uma placa, que poderá ou não conter mais de uma figura da peça que será produzida. Essa placa, poderá ser rebaixada para assentamento perfeito da tampa e o fundo do molde ou poderá ser lisa e ter outra forma de guia, que pode ser através de pinos ou machos guia.

Os modelos emplacados além de se diferenciar quanto ao tipo de placa, podemos ter a variação de com e sem lateral. Há fundições que optam por modelos com laterais de madeira e há fundições que optam por modelos sem laterais. Isso mudará de acordo com o tamanho da peça e o tipo de moldagem.

São muito utilizados para a fabricação de peças em série, uma vez que podem haver vários modelos fixados em uma mesma placa e haverá uma garantia maior de repetibilidade de processo.

Esse tipo de modelos, como também nos soltos, podem ter ou não caixas de macho, porém nesse caso de modelos emplacados, eles devem ser confeccionados de tal forma a garantir que não haja contra saídas na hora de retirar o molde de areia do modelo.

 

Materiais para Fabricação de Modelos para Fundição

O mercado oferece vários tipos de materiais para a fabricação de modelos de fundição, cada um com suas próprias características.

Modelo em Cera: Utilizado para a fabricação de peças pequenas, com superfície fina e modelagem delicada, como jóias. Possui um elevado custo, não necessita de macho e a usinagem praticamente não se faz necessária.

Modelo em Madeira: Modelo mais utilizado no processo de fundição, por sua facilidade de produção e baixo custo. Pode ser fabricado em diversos tamanhos e possui boa resistência mecânica, com acabamento aceitável.

Modelo em Isopor: Utilizado para a fabricação de peças únicas. Possui um excelente custo, porém possui baixa resistência mecânica e o seu acabamento é deficiente.

Modelo em Resina: Utilizado para fabricação de peças de média e grande escala. Oferece boa resistência e acabamento, entretanto o seu custo é elevado.

Modelo metálico: Utilizados para a fabricação de peças em série. Oferecem excelente resistência mecânica e um bom acabamento, porém possui custo elevado.

 

Já baixou nosso eBook ?