Nosso maior capital são as nossas pessoas. O capital intelectual da Monferrato é a somatória do conhecimento tático e explicito de cada um dos nossos colaboradores. E pessoas qualificadas proporcionam produtos de qualidade, uma equipe responsável pelo atendimento e suporte aos requisitos dos nossos clientes.
“Uma pessoa inteligente resolve um problema, um sábio o previne”Albert Einstein.
Foi a partir desses princípios que surgiu a iniciativa: 1ª Rodada de Treinamentos Técnicos – Básico na Monferrato e que ocorreu num dia inteiro de maio de 2021.
Compartilhamos neste texto a experiência desse dia diferente na Monferrato, como foi planejado atendendo às regras do coronavírus, quais temas abrangemos, e como avaliamos a eficácia dos treinamentos.
Os objetivos da iniciativa:
- Um dia de treinamentos técnicos básicos sobre assuntos de operações da fundição Monferrato;
- Temas que atendem aos pedidos dos colaboradores na Pesquisa de Clima 2019/20;
- Qualificação profissional dos nossos colaboradores;
- Aprender o porquê fazer certo e de onde vem os erros, a fim de evitá-los;
- Melhoria de produtividade e qualidade, redução de erros no processo, agilizar a identificação de problemas/defeitos, conscientizar quanto ao uso adequado de equipamentos e EPI´s;
- Alcançar melhores resultados, nossos indicadores e o PPLR.
A necessidade deste dia de treinamentos foi levantada inicialmente em nossa Pesquisa de Clima, onde os próprios funcionários sugeriram diversos temas para o seu próprio desenvolvimento. E a necessidade de uma qualificação em conjunto se tornou ainda maior com as novas contratações feitas em 2021.
Com base neste levantamento de temas, iniciaram-se as reuniões para elaboração das apresentações de maneira que melhor contribuíssem o dia-a-dia de cada função. Os responsáveis pela elaboração das apresentações foram os supervisores de cada setor, visto que possuem grande conhecimento técnico, experiência e capacidade de repassar as informações aos demais de forma prática.
A fim de evitar acúmulo de pessoas em um só ambiente, dividimos os colaboradores em duas turmas, por isso os treinamentos foram realizados em dois auditórios, com horários revezados nas apresentações. Também exigível a higienização e uso de máscara.
Todos os treinamentos foram gravados em vídeos para ser possível de reproduzir novamente há quem se interessar na empresa e aos futuros novos colaboradores.
Temas abordados na rodada
Os temas abordados na rodada foram voltados ao nosso processo produtivo e os conceitos em torno dele:
- Processo de Fundição – Eng. Morgana Manenti Stolf B., duração 1 hora;
- Metalurgia Básica – Eng. Danielle Dagostin, duração 30min;
- Noção de Tratamento Térmico – Eng. Morgana Manenti Stolf B., duração 1:10h;
- Defeitos de Fundição – Douglas Mendes, duração 20min;
- Práticas de Qualidade na Moldagem Cura Frio – Eng. Erik de Oliveira, duração 50min;
- Ensaios Não Destrutivos – Douglas Mendes, duração 20min;
- Limpeza e Organização – Tiago Bertan, duração 25min;
- Utilização Adequada dos Equipamentos – Patrick Duarte, duração 50min.
Deixamos aqui registrado a nossa gratidão pelo envolvimento e esforço dos 6 ministrantes acima citados, da Monique Martins (Recursos Humanos), e da gestão Monferrato. Foi uma tarefa em paralelo com as funções rotineiras de cada um, mas com planejamento foi executada com sucesso.
Avaliando o dia
Após a finalização das apresentações foi aplicada uma prova escrita, a fim de avaliar a absorção do conhecimento por parte dos colaboradores, bem como avaliar o próprio treinamento, numa questão em aberto para sugestões de melhorias tanto aos treinamentos obtidos quanto à empresa no geral.
Por conclusão, obtivemos nota média de 8,4 nas notas e 87,3% dos participantes conseguiram alcançar nota de 7,0 ou mais. Número muito bons, e a participação dos colaboradores em realizar perguntas, propor sugestões durante o dia, e em se esforçarem para acertar as questões da avaliação final demonstrou engajamento. Onde avaliaram o dia de treinamentos com nota geral de 9,6.
Como estímulo, no final do dia foi realizado sorteios de brindes entre todos os que responderam as avaliações e entregaram, e finalizamos o evento com a entrega de certificados.
A partir de então, a avaliação passa a ser na prática, se o colaborador tomará os cuidados ensinados nos diferentes setores. Cada pessoa agora é responsável pelo que aprendeu e de aplicar, com a ajuda dos supervisores em atentarem os colaboradores nos assuntos vistos até que virem hábitos contínuos.
Foi um dia de troca de informações, que todos julgaram como de grande importância para melhorar o seu desempenho profissional.
Está em nosso planejamento estratégico o investimento no desenvolvimento de nossos colaboradores, a fim de cumprir com a visão da Monferrato ao cliente, como uma marca de remete a confiabilidade e qualidade “Ser uma empresa reconhecida como solução de peças em ferro e aço, com excelência na qualidade e no comprometimento com o cliente.”
Mais fotos do dia da 1ª Rodada de Treinamentos Técnicos – Básico Monferrato: