Você conhece o funcionamento e os detalhes do processo de fundição para produção de peças metálicas?
O metal é um elemento fundamental para o desenvolvimento da sociedade e está presente em diversos momentos e situações do nosso dia a dia.
Desde os utensílios de cozinha, até as peças dos veículos, a construção civil e o maquinário das indústrias, o metal está presente em todas as partes.
No entanto, apesar da sua importância, poucos conhecem o processo e as etapas de fabricação necessárias para que as peças e demais componentes metálicos tomem forma e alcancem a resistência desejada.
O que é fundição de metais?
De forma bem objetiva, podemos dizer que a fundição é um processo de fabricação onde um metal ou liga em estado líquido é vazado em um molde com formato e medidas compatíveis aos da peça a ser produzida.
Além disso, vale destacar, que uma vez observadas as propriedades esperadas do produto final, a fabricação de peças fundidas pode ser realizada a partir de ligas metálicas ferrosas (ligas de ferro e carbono) e não-ferrosas (ligas de cobre, alumínio, zinco e magnésio).
Como funciona o processo de fundição?
A fundição é uma técnica milenar utilizada pela sociedade para imprimir no metal os mais variados formatos.
Neste tópico, vamos apresentar um resumo com todas as etapas que compõem o processo de fabricação de peças metálicas e componentes através da fundição.
1.Confecção do modelo: A fundição de metais para fabricação de peças metálicas começa pela confecção do modelo, que deve ser construído em com o formato aproximado da peça a ser fundida.
O modelo será utilizado para a construção do molde e suas dimensões devem prever a contração do metal quando ele se solidificar. A depender da peça a ser produzida, o modelo pode ser confeccionado em madeira, alumínio, aço, resina plástica e até isopor.
2.Confecção do molde: O molde funciona como uma espécie de forma, sendo, portanto, o local onde o metal em estado líquido será depositado para que se solidifique e tome forma.
Os moldes são construídos em material refratário composto por areia e aglomerante e possuem cavidade com o formato da peça a ser fundida.
3.Confecção dos machos: Macho é um dispositivo, feito também de areia, que tem a finalidade de formar os vazios, furos e reentrâncias da peça. Eles são posicionados no interior dos moldes antes do vazamento do metal em estado líquido.
4.Fusão: Durante a fusão o metal é colocado em um forno especial capaz de atingir a temperatura necessária para que o metal modifique a sua estrutura do seu estado sólido para o estado líquido.
5.Vazamento: Por sua vez, após a fusão temos o vazamento, etapa onde o metal em estado líquido é derramado no molde, para que adquira o formato da peça desejada.
6.Desmoldagem: Após o vazamento é necessário aguardar até que o metal se solidifique dentro do molde, e finalmente, desmoldar a peça.
7.Rebarbação e limpeza: Nesta etapa a peça é submetida a um processo para retirada das rebarbas e limpeza das incrustações da areia usada na confecção do molde.
Por fim, além das etapas acima, a depender do projeto e finalidades da peça, a mesma pode ser submetida a processos especiais para melhorar suas propriedades, incluindo dureza e resistência.
Onde encontrar peças fundidas sob encomenda
A Monferrato oferece soluções completas em fundidos e usinados com confiabilidade, tecnologia e excelência em conformidade com as necessidades de nossos clientes.
Produzimos peças sob encomenda de 10kg até 1.500kg em aços, ferros fundidos e ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente.
Clique aqui e conheça mais sobre a nossa história, produtos e serviços.