Os materiais metálicos oriundos dos diversos processos de conformação e fabricação, dentre eles a fundição, são essenciais para importantes segmentos da economia.

Os metais e sua ligas são utilizados em larga escala na construção civil e também na indústria para a fabricação de itens duráveis como automóveis, navios, caminhões, máquinas equipamentos, eletrodomésticos e muitos outros.

Com diferentes aplicações e finalidades o aço, o ferro e suas ligas metálicas  passam não só por diferentes processos de produção, como também por uma série de ensaios que visam garantir o cumprimento das exigências previstas pelas normas e também garantir a sua eficiência durante as suas aplicação e uso.

Sendo assim, é muito importante compreender e conhecer os principais ensaios realizados em metais, dentre eles o ensaio de composição química.

O que é o ensaio de composição química?

Muita gente não sabe, mas os metais podem possuir diferentes composições e elementos em sua constituição, dentre eles, o ferro, o alumínio, o carbono, o cobre, o zinco, o tungstênio e outros minerais.

Cada um destes minerais possuem suas próprias propriedades e características e a combinação entre eles costuma resultar ainda em outras características.

Sendo assim, no processo de fundição se torna muito importante ter pleno conhecimento sobre a composição de cada metal e suas ligas com o objetivo  de garantir que a peça a ser produzida atenderá as exigências previstas no projeto.

Durante os ensaios de composição ou análise química como também são conhecidos, estes ensaios utilizam-se diferentes técnicas para que seja possível conhecer a composição dos metais, dentre as técnicas disponíveis, temos a análise qualitativa por espectrometria de fluorescência de raios X.

A espectrometria por raios X torna possível a identificação da composição química de ligas ferrosas tais como: aço carbono, aço inoxidável, aço ferramenta, aço rápido, ferro fundido, liga de cobre, zinco, alumínio, níquel, prata, liga de titânio para o uso em prótese e aços inoxidáveis, sem causar danos a estrutura e composição das peças.

Por meio do ensaio de composição química é possível identificar e quantificar os teores de cada elemento presente em uma liga metálicas e com os resultados obtidos, realizar a sua classificação quanto à composição química, verificando ainda, se o material atende a exigências normativas e suas especificações técnicas.

Outros ensaios realizados pela Monferrato

Com um rigoroso programa de controle da qualidade, a Monferrato faz uso de diferentes ensaios e possui um programa moderno de certificação e controle da qualidade.

Conheça outros ensaios realizados pela Monferrato e pelos seus laboratórios parceiros:

Deseja conhecer mais sobre os produtos e serviços Monferrato ou realizar uma cotação sem compromisso? Entre em contato conosco!

Telefone: (48) 3434-8750

E-mail: vendas@monferrato.com.br