Após cumprir todas as etapas da fundição e a depender das especificações do projeto, algumas peças precisam passar por processos de usinagem em tornos, fresas ou outros equipamentos.
O processo de usinagem em peças fundidas pode ser necessário para aplicar algum tipo de acabamento ou empregar um formato específico na peça fundida.
Nesse conteúdo, a Monferrato aborda um tema muito importante e que costuma gerar muitas dúvidas:
Quais são as ferramentas ideais para a usinabilidade de peças fundidas e quais os fatores que influenciam nessa escolha?
O que é usinabilidade?
Pode-se entender a usinabilidade como o grau de dificuldade de se usinar um determinado material.
A usinabilidade depende do estado metalúrgico da peça, da dureza, das propriedades mecânicas do material, de sua composição química, das operações anteriores efetuadas sobre o material e do seu eventual encruamento.
Além disso, é preciso levar em consideração as características da ferramenta, condições de refrigeração, rigidez do sistema máquina-ferramenta, dispositivo de fixação e tipos de trabalhos executados pela ferramenta.
Fatores que influenciam na escolha de ferramentas de usinagem
Confira alguns fatores que influenciam na escolha da ferramenta ideal para a usinabilidade de peças fundidas.
Dureza e resistência mecânica
Valores baixos de dureza e resistência mecânica normalmente favorecem a usinabilidade.
Ductilidade
Baixos valores de ductilidade são geralmente benéficos à usinabilidade.
Por outro lado, em materiais muito dúcteis pode causar problemas, porque facilita a formação de arestas e outros inconvenientes durante o processo de usinagem.
Condutividade térmica
Uma alta taxa de condutividade térmica do material da peça favorece a dispersão do calor gerado durante a usinabilidade da peça.
Sendo assim, a ferramenta não é excessivamente aquecida e, portanto, não se desgasta tão rapidamente.
A escolha da ferramenta certa para usinabilidade de peças fundidas
Existe no mercado uma grande variedade de ferramentas para usinabilidade de peças.
Cada ferramenta, ou chamadas pastilhas, possui suas próprias características construtivas e também propriedades específicas de acordo com o material utilizado na sua construção.
Dentre os materiais mais empregados na fabricação de ferramentas de usinagem, temos:
- Aço Rápido;
- Aço Carbono;
- Tungstênio.
Qual material escolher para usinabilidade de peças fundidas?
Não há uma resposta direta e objetiva para essa pergunta, tudo vai depender do tipo de liga metálica utilizada na peça fundida e dos processos a qual a mesma foi submetida. Porém existem muitas normativas e estudos sobre o assunto que orientam na melhor escolha.
A Norma ISO 513 (2004) traz uma tabela (figura abaixo) de recomendação sobre a designação de cada ferramenta de usinagem, classificando-as em cores e letras seguidas de números. Essa classificação consta no verso da maioria das embalagens de ferramentas a fim de orientar o comprador e o operador da máquina.
Portanto, a depender da liga metálica e dos processos empregados na sua fabricação, as peças fundidas podem apresentar diferentes propriedades de dureza, ductilidade, condutividade térmica, dentre outras.
Essas propriedades afetam diretamente a escolha da ferramenta correta para usinabilidade das peças fundidas.
Esperamos que esse material tenha sido útil para você cliente Monferrato que conta com a própria usinagem.
Caso você não possua usinagem em seu pátio fabril, a Monferrato pode lhe oferecer a solução completa, atua na produção de peças sob encomenda com até 1.500kg. em aços, ferros fundidos e ligas especiais, brutas, usinadas, tratadas termicamente e pintadas.
Conte com a Monferrato para a entrega das suas peças prontas para uso, ou seja, já usinadas e tratadas termicamente.
Para saber mais sobre os nossos serviços e solicitar uma cotação sem compromisso, entre em contato conosco:
Telefone: (48) 3434-8750
E-mail: vendas@monferrato.com.br