Para a Monferrato, garantir a qualidade dos nossos produtos e serviços, assim como a satisfação dos nossos clientes é primordial. Sendo assim, fazemos questão de empregar os mais adequados ensaios e controles de qualidade em nossos processos, dentre eles a inspeção de rugosidade.
Em sua missão a Monferrato almeja ser reconhecida como solução de peças em ferro e aço, destacando-se pela excelência, qualidade e comprometimento com o cliente. Vamos conhecer melhor sobre o ensaio de rugosidade?
O que é rugosidade?
Na metalurgia entendemos por rugosidade o conjunto de irregularidades, ou seja, pequenas saliências e reentrâncias em uma determinada superfície.
A rugosidade pode ser medida mecânica ou opticamente, dividindo-se a região medida (lm) em cinco sub-regiões (le) e calculando uma linha média para o perfil, para a qual a área dos picos a cima e abaixo da linha é igual.
le = Comprimento amostragem
lm = Comprimento medição
lt = Comprimento total
Dessas medidas, é possível calcular diversos parâmetros para representar a rugosidade da superfície, sendo eles:
Ra, Rc, Ry, Rz, Rq, Rt, Rp, Rv, R3z, Rsk, Rku, Rc, RPc, Rsm, S, HSC, Rppi, RΔa, RΔq, Rlr, Rmr, Rmr(c), Rδc, Rk, Rpk, Rvk, R, Rx, AR, W, AW, Wx, Wte, etc.
Os parâmetros mais usados e solicitados nos desenhos técnicos são:
- Rugosidade média (Ra)
Projeta-se a superfície que se encontra abaixo da linha média para cima desta mesma linha e calcula-se a média desses novos valores (picos verdes e azuis).
- Altura máxima de pico (Rp)
Corresponde a maior altura de pico ao longo do comprimento medido (lm), sendo calculada em relação à linha média.
- Profundidade máxima de vale (Rv)
Semelhante ao Rp, no entanto em relação ao vale, ou seja, regiões abaixo da linha média.
- Altura máxima do perfil de rugosidade (Rz)
Soma de Rp com Rv, ou seja, soma do tamanho do maior vale e do maior pico ao longo do comprimento de medição (lm).
Tabela de acabamentos superficiais
A tabela seguinte, classifica os acabamentos superficiais. Geralmente encontrado na indústria mecânica, organiza-se de acordo com o grau de rugosidade e o processo de usinagem que pode ser usado em sua obtenção. Permite, também, visualizar uma relação aproximada entre a simbologia de triângulos , as classes e os valores de Ra (mm).
Nós da Monferrato, estamos sempre preocupados com a avaliação da rugosidade de nossos produtos, uma vez que esta característica pode interferir de forma direta no desempenho de algumas peças e componentes.
Principais interferências da rugosidade no desempenho de peças em ferro e aço:
Dentre as principais interferências da rugosidade no desempenho de peças em ferro e aço, podemos citar:
- Alteração da resistência ao deslizamento;
- Alteração da resistência ao desgaste;
- Aumento da resistência oferecida pela superfície ao escoamento de fluidos e lubrificantes;
- Modificação de características ligadas a resistência à corrosão e à fadiga;
- Menor poder de vedação;
- Formação de defeitos aparentes;
- Aumento da vibração;
- Desgaste prematuro de peças e equipamentos.
Como é realizado o ensaio de rugosidade?
A rugosidade de peças é verificada com o auxílio de um instrumento conhecido como rugosímetro. Este instrumento de medição possui elevada precisão para a verificação de variações no relevo de superfícies, ou seja, a existência de rugosidade.
Antes de falarmos sobre o funcionamento do ensaio de rugosidade é importante dividir os rugosímetros em dois grupos, os destinados a linha de produção e os destinados a laboratórios.
Destinados a linha de produção: Os rugosímetros destinados a linha de produção, podem ser encontrados no mercado em seu formato analógico ou digital e visam a realização de testes preliminares de rugosidade ainda na fase produtiva das peças.
Destinado a laboratórios: Já os rugosímetros de laboratório são voltados para ensaios aprofundados, com precisão extrema e interligados a computadores, permitindo o registro em papel do perfil efetivo de cada superfície analisada.
Agora, vamos entender o funcionamento do ensaio de rugosidade de forma simples e objetiva:
Sabemos que o ensaio de rugosidade é feito com o auxílio de um rugosímetro. Mas, afinal como tudo funciona?
Apesar da precisão o ensaio de rugosidade é muito simples, entenda:
O rugosímetro possui em sua ponta, um apalpador, (espécie de agulha) que percorre a peça movimentando-se para cima ou para baixo de acordo com as imperfeições (variações superficiais da peça).
A oscilação do apalpador por sua vez, pode ser registrada através de um gráfico para análise de um profissional responsável por avaliar a qualidade da peça.
Por fim, caso seja encontrada alguma variação superficial significativa ou a rugosidade acima do especificado no desenho, precisamos corrigi-la antes de entregar o produto ao cliente.
Compromisso com a qualidade Monferrato
O ensaio de rugosidade é mais uma prova do compromisso com a qualidade da Monferrato!
Faça os seus pedidos de peças fundidas e usinadas, em aço, ferro e ligas especiais com a Monferrato! Entre em contato conosco e faça uma cotação, sem compromisso.