Você já ouviu falar no ensaio de tração? Sabe como ele funciona e quando deve ser realizado?

O ensaio de tração é um dos principais testes realizados em peças e componentes metálicos. Neste artigo, vamos conhecer mais sobre ele.

O conceito de tração no ensaio de metais

Entende-se como tração, a força aplicada sobre um determinado corpo em direção perpendicular à sua superfície.

Para facilitar a sua compreensão, imagine um elástico sendo esticado em direções opostas. Você já reparou o quanto é difícil rompê-lo? Sempre que aplicamos uma força, esticamos o elástico, mas logo após ele retorna a sua posição inicial. Isso acontece, devido a sua excelente resistência à tração.

Este mesmo conceito também é aplicado em nosso dia a dia, no entanto muitas vezes não percebemos. Veja um exemplo:

Imagine agora, um elevador, sustentado por um cabo de aço, qual seria a resistência a tração necessária para impedir o rompimento do cabo?

Para responder essa pergunta, se faz necessário realizar o ensaio de tração. Vamos conhecer mais sobre ele?

O que é o ensaio de tração?

Aqui na Monferrato, desenvolvemos peças metálicas sob encomenda para atender uma série de finalidades e objetivos distintos.

Boa parte dessas peças quando acabadas são destinadas a situações de trabalho que exigem certa resistência aos esforços de tração, o que justifica a necessidade da aplicação de um ensaio específico, o ensaio de tração.

Neste tipo de ensaio submete-se às peças / materiais a uma carga que tende a alongá-lo até a ruptura, sendo o comportamento da peça observado.

A análise dos dados deste ensaio, nos permite conhecer como determinados componentes reagem aos esforços de tração, quais são os seus limites de tração e também em que momento se rompem.

Um ensaio fundamental para garantir a segurança de pessoas e instalações, garantindo que a peça / material em questão resistirá aos esforços de tração ao qual será submetido durante o seu uso.

Como é realizado o ensaio de tração?

O ensaio de tração geralmente é realizado na máquina universal, um equipamento que recebe este nome porque é capaz de realizar diversos tipos de ensaios.

Para iniciar o ensaio, a peça a ser testada é fixada na máquina por suas extremidades em uma posição que permita a aplicação de uma força axial para fora, de modo a aumentar o comprimento da peça.

A máquina universal é hidráulica, sendo movida pela pressão de óleo e ligada a um dinamômetro que mede a força aplicada ao corpo de prova nos permitindo conhecer à resistência a tração do material.

Por fim, com base nas informações do ensaio, é possível compreender se a peça / material em questão resistirá aos esforços que serão empregados durante o seu uso.

Outros ensaios realizados pela Monferrato

Com um rigoroso programa de controle da qualidade, a Monferrato faz uso de diferentes ensaios e possui um programa moderno de certificação e controle da qualidade.

Conheça os ensaios realizados pela Monferrato:

Deseja conhecer mais sobre os produtos e serviços Monferrato ou realizar uma cotação sem compromisso? Entre em contato conosco!