Você sabe qual é a importância da conferência dos modelos na fundição? E, ainda, sabe a importância de ter o mapeamento do estoque de modelos em uma fundição?
Nesse conteúdo, a Monferrato aborda detalhes relacionados ao processo de armazenamento no estoque de modelos na fundição e sobre a conferência deles antes de produzir a primeira peça fundida.
Não deixe de conferir esse conteúdo até o final e conheça mais dos cuidados tidos na Monferrato, como pormenores importantes que devem ser vistos nos modelos e que garantem que as peças fundidas fiquem de acordo com o esperado.
Quais são as etapas do processo de fundição?
Antes de falar sobre inspeção e armazenamento de modelos, vamos relembrar que o processo de fundição é formado basicamente pelas seguintes etapas:
- Construção do modelo;
- Confecção do molde;
- Fusão e vazamento;
- Acabamento e verificação de conformidade.
Construção do modelo: Etapa que consiste na produção do modelo que servirá de base para a produção da peça desejada.
Na indústria de fundição, os modelos são geralmente confeccionados em madeira, mas também podem ser de gesso, isopor, metal, plástico, dentre outros materiais.
Confecção do molde: Após a construção do modelo, inicia-se a confecção do molde para recebimento do metal em seu estado líquido. Na maioria dos casos os moldes são fabricados em areia, devendo conter as medidas e o formato da peça desejada.
Fusão e vazamento: Após a construção dos modelos, moldes e machos chegamos finalmente à etapa de fusão e vazamento, onde o metal é aquecido até que atinja o seu estado líquido, etapa conhecida como fusão.
Logo em seguida, o metal deve ser depositado no molde, etapa conhecida como vazamento, para que possa resfriar e receber o formato da peça.
Acabamento e verificação de conformidade: Por fim, após esfriar e solidificar, a peça recém produzida é retirada do molde e encaminhada para processos de acabamento e verificação de conformidade e qualidade.
Destaca-se ainda, que a depender das especificações do projeto, as peças oriundas do processo de fundição, podem ainda ser submetidas a outras etapas, como por exemplo, tratamento térmico e pintura.
Qual a importância da conferência dos modelos?
Ao conhecer cada etapa do processo de fundição, você deve ter observado que a construção dos modelos é a primeira etapa do processo de fundição de metais.
Os modelos servem de base e parâmetro para a produção das peças e, portanto, funcionam como uma importante parte do processo de fundição.
Sabendo da importância deste componente no processo de fundição, a Monferrato possui um setor responsável pela medição e conferência dos modelos antes de serem colocados em produção pela primeira vez. Nesse setor podem ser detectados detalhes e discordâncias como:
- Medidas com falta de sobre metal para usinagem, em faces que indicam no seu desenho técnico esse processo posterior à fundição da peça;
- Medidas no modelo inferiores ao necessário para a confecção da peça (considerando a porcentagem de contração metálica durante o processo de fundição, de acordo com a liga da peça);
- Quebras e extravios do modelo, que precisam de conserto, e esses consertos na maioria das vezes podem ser feitos na modelaria interna da Monferrato, a fim de não prejudicar o prazo de entrega do cliente;
- Não envio de machos ou partes do modelo, onde o próprio cliente ou outros modelistas podem ter se equivocado no envio;
- Partição do modelo diferente do combinado em orçamento, variando entre emplacado ou solto, e com números de figuras inferior ou superior;
- Qualidade da madeira em condições de uso por mais quantas produções;
- Se há espaço necessário para a alimentação de canais para a posterior passagem do metal líquido no molde de areia.
Todos esses, e outros, pontos são verificados no momento da inspeção do modelo e se detectados são avisados ao cliente para que cheguem juntos em um acordo sobre o encaminhamento à solução.
Essa conferência só é possível ser feito na fundição tendo em mãos o desenho técnico da peça em mãos.
A Monferrato vê essa etapa como importantíssima pois ela consegue solucionar futuros problemas ao cliente, eliminando erros que poderiam gerar grandes impactos negativos no cliente como custos extras, falta de qualidade na peça final ou atrasos de entrega.
Assim o cliente recebe a peça com a qualidade, preço e prazo dentro do esperado e, consequentemente, cumprindo com as expectativas.
Qual a importância do mapeamento dos modelos?
Além disso, a Monferrato mantém um amplo estoque de modelos devidamente catalogados através de um controle eficiente de gestão de estoque.
Devido ao nosso sistema de gestão de estoque bem abastecido e atualizado com os modelos de fundição há a garantia da sanidade desses no seu tempo de vida útil, a localização rápida desses, o que provoca mais eficiência e segurança desses imobilizados que por muitas vezes são de alto custo ao cliente.
Benefícios da gestão de estoque para empresas
Você já conhece os principais benefícios da gestão de estoque para a sua empresa? Confira na sequência, quais são eles:
- Redução de custos com perdas e extravios;
- Aumento da produtividade;
- Otimização do processo de compra, pois consegue saber com rapidez onde localiza-se o ferramental/modelo necessário para a produção;
- Redução do desperdício de materiais;
- Eficiência no uso de capital, ao não ser necessário adquirir mais de um modelo;
- Auxílio na oferta de melhores serviços e atendimento ao cliente;
- Dentre outros benefícios.
Faça como a Monferrato, aumente a produtividade e a eficiência da sua empresa, reduzindo custos e melhorando processos através de controles de gestão de estoque.
Onde encontrar peças fundidas sob encomenda?
Procurando peças fundidas sob encomenda? Produzimos peças sob encomenda de 10kg até 1.500kg nas seguintes ligas metálicas:
- Aços carbonos;
- Aços inox;
- Ferros fundidos cinzentos;
- Ferros fundidos nodulares;
- Ferro branco e aço manganês;
- Ligas especiais, brutas, usinadas e tratadas termicamente.