Caldeiraria ou peça fundida, qual a melhor opção? Se você possui incertezas relacionadas ao melhor processo para a fabricação de peças, componentes e estruturas metálicas, não deixe de acompanhar este artigo.

Você já conhece os processos de caldeiraria e fundição de peças metálicas? Vamos entender melhor como funciona cada processo?

Ainda, disponibilizamos aqui uma planilha facilitadora para a comparação dessas duas opções para que, com a explicação deste texto com o cálculo da planilha se possa chegar na melhor escolha em cada projeto.

Para baixar a planilha clique no link abaixo:

Planilha caldeiraria ou peça fundida

 

O que é caldeiraria?

A caldeiraria é um processo utilizado na indústria metalúrgica para a fabricação de peças metálicas e componentes para a montagem de diferentes tipos de equipamentos e estruturas.

Na caldeiraria as peças são produzidas através de chapas metálicas submetidas a diferentes processos como o corte, dobra, a conformação e soldagem, até que seja possível alcançar os objetivos do projeto.

 

Vantagens do processo de caldeiraria;

– Não é necessária a fabricação do modelo/ferramental;

– Rapidez na fabricação;

– Possibilidade de diversificação de projeto em todas as fabricações;

– Sem limites de tamanho;

– Possibilidade de utilizar materiais de espessuras mais finas que em peças fundidas;

– Pode usar retalhos de chapas de outros processos.

 

Desvantagens:

– Risco de falhas na solda e empenamento;

– Necessária mão de obra especializada;

– Em alguns casos, há a necessidade de realizar processo de alívio de tensões;

– Há sobras de chapas;

– Limitado na diversidade de materiais para fabricação;

– Necessário desenho técnico para corte de chapas.

 

O que é peça fundida?

Já a fundição é um processo que também é muito utilizado para a fabricação de peças e componentes metálicos para equipamentos e estruturas.

No entanto, existe uma grande diferença entre a caldeiraria e a fundição. Enquanto na caldeiraria, as peças são construídas a partir da conformação, dobra, corte e soldagem de chapas de aço, na fundição as peças chegam à forma desejada através da conformação do metal em seu estado líquido.

Na fundição, após a elaboração do projeto, são confeccionados os modelos (ferramentais) com o formato da peça desejada. Esses modelos são geralmente fabricados em madeira, porém também podem ser fabricados em outros materiais como plástico, ou isopor, alguns metais ou até mesmo de cera.

Vale destacar que a escolha do material a ser utilizado para a confecção do modelo, dependerá da peça a ser confeccionada e também de alguns outros fatores, como quantidade a ser fabricada, exigência dimensional, custo e tipo de fundição que fabricará as peças.

Com o modelo pronto, a fundição fabricará o molde, geralmente em areia, que servirá como forma para o metal líquido. Logo após, retira-se o metal em seu estado líquido do forno e o coloca na forma previamente confeccionada. Por fim, basta aguardar que o metal esfrie e se torne sólido novamente, para que assim ele fique com o formato do seu respectivo molde.

 

Por que escolher peças fundidas?

Recomenda-se a fundição para a maioria dos processos relacionados a fabricação de peças e componentes metálicos.

A escolha pela fundição em geral está relacionada a maior segurança e qualidade final oferecida pelo processo de fundição.

Um dos principais motivos que se deve escolher o processo de fundição:

O processo de fundição leva grande vantagem sobre a caldeiraria, pois permite a fabricação de peças contínuas (por inteiro) sem a necessidade de emendas ou pontos de solda.

Pontos de solda, por mais que sejam bem feitos, são os pontos mais frágeis de uma peça ou estrutura metálica. Ao optar pela fundição, estes pontos deixam de existir, uma vez que as peças podem ser fabricadas exatamente no formato desejado pela conformação do metal ainda em seu estado líquido através de moldes específicos para cada projeto.

Outro benefício é que, ao escolher por peça fundida, há possibilidade de optar por um material sob encomenda, específico para a aplicação do projeto. Onde se comparado com um material de chapa comercial usada em caldeiraria pode gerar mais resistência a peça e, consequentemente, maior durabilidade ao equipamento.

 

Vantagens em utilizar peças fundidas;

– A peça já vai pronta para a usinagem e ou montagem;

– Baixo risco de empenamento;

– Possibilidade de fabricar em ligas especiais (específicas para cada projeto);

– Fácil fabricação em ligas de ferro fundido cinzento e nodular;

– Quando substituído o aço por ferros fundidos, há uma redução de peso das peças, devido à diferença de densidades;

– Após ter o modelo, a fabricação torna-se rápida;

– Diminuição de mão de obra interna especializada.

 

Desvantagens na fabricação de peças fundidas;

– Necessidade de fabricação do modelo;

– Projeto é limitado pelo dimensional do modelo;

– Um dos limitantes é a capacidade produtiva da fundição;

– Espessuras mínimas em torno de 8 a 10mm;

– Possibilidade de haver falhas no fundido;

– Para ligas especiais é necessário a carga mínima do forno de fusão.

 

O que fica claro após todos esses pontos listados acima, é que cada um desses processos produtivos tem suas peculiaridades. Haverá momentos em que transformar uma peça de caldeiraria em peça fundida trará muitos benefícios, mas também haverá situações onde a caldeiraria será mais vantajosa. E haverá situações onde será possível agregar peças fundidas nas estruturas caldeiradas.

 

Está em dúvidas? A Equipe da Monferrato está disponível para ajudá-los.

 

Exemplos de peças que eram caldeiradas e agora são fundidas:

peça fundidapeça fundidapeça fundida

 

Você sabia que a Monferrato está apta a fornecer estruturas caldeiradas?

Em parceria com a empresa NATREB, empresa essa pertencente ao mesmo grupo da Monferrato, contamos com uma estrutura completa para fabricação de peças e estruturas caldeiradas.

O grupo NATREB /MONFERRATO conta com corte plasma, dobradeiras, calandras, guilhotinas, cabine de pintura e muito mais. Tudo para fornecer aos seus clientes a solução em caldeira que eles precisam.

 

Onde encontrar peças fundidas de alta qualidade?

Em busca de peças fundidas elaborados sob os mais diferentes padrões de qualidade? Conheça a Monferrato!

Fornecemos peças brutas ou usinadas e tratada termicamente sob encomenda desenvolvidas em aço, ferro fundido ou ligas especiais de acordo com as necessidades dos nossos clientes.

Devido a nossa flexibilidade de produção, oferecemos soluções em peças de até 1.500kg para diversos segmentos.

A qualidade Monferrato é garantida, somos uma empresa certificada pela NBR ISO 9001:2015 e além disso, submetemos cada peça produzida a ensaios laboratoriais e rigorosos controles de qualidade.

Conheça mais sobre a Monferrato, nossos processos e serviços e faça um orçamento sem compromisso! Entre em contato conosco, agora mesmo!